
De 25 a 27 de Abril, o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão será o palco para os primeiros embates intensos na Porsche Sprint Challenge Ibérica 2025 (PSCI). 23 pilotos responderam à chamada para este primeiro desafio, sendo claro que que a luta pela vitória irá ter vários protagonistas.
É tempo de saborear o troar dos motores Porsche!
Acabou o defeso – interrompido por momentos em Março, com o Warm Up da época – para o pelotão recheado de talento e garra que vai atacar os títulos em discussão na Porsche Sprint Challenge Ibérica.
E é no desafiante traçado do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, que teremos a primeira oportunidade para ver que acrescento de interesse e competitividade trarão as alterações regulamentares introduzidas para esta época, onde se destaca a introdução de uma corrida de Endurance, com 50 minutos, que se junta às duas habituais corridas Sprint, que passam agora a ter 20 minutos mais 1 volta bem como o novo alinhamento de categorias que atribuirão os títulos mais importantes. Os pilotos que competirem com os Porsche 991.1 e 991.2 GT3 Cup alinharão na Categoria 1, com a Categoria 2 a ficar integralmente reservada para os Porsche 992 GT3 CUP. Estas duas categorias contarão com 3 classes diferentes, PROAM, AM e GD, com os pilotos a serem aqui escalonados mercê do seu palmarés desportivo.
Categoria 2: aceitam-se apostas quanto ao favoritismo
A introdução de uma corrida de duração mais longa no programa oficial de cada ronda da PSCI, trouxe um enorme incremento de inscrições de duplas que irão partilhar o mesmo carro. Para Portimão, por ser a primeira prova, existe a incógnita quanto à forma como essa partilha irá ser feita. Se cada um dos pilotos fará uma das corridas Sprint, formando depois dupla na corrida de Endurance, se existirão casos em que um dos pilotos faz as duas corridas Sprint, temos apenas a companhia do segundo no desafio mais longo.
Quem começa em Portimão a defender a solo o seu título é Manuel Aves. Rendido ao maior potencial do Porsche 992 GT3 Cup, o piloto encabeça agora a lista de favoritos a vencer na Categoria 2 e na geral de cada uma das três corridas em Portimão.
Mas são muitos e bons os que o querem suplantar.
Está de volta Dylan Pereira que fará equipa com André Fernandes, sendo claro que não só o luso-luxemburguês tem provado que sempre que vem à PSCI é para vencer, como também André Fernandes tem demonstrado uma evolução enorme que já o faz vencer corridas de Velocidade e de Montanha.
Olhos postos ainda em mais duas duplas. De Espanha, chegam Alejandro Barambio e Borja Garcia, com Garcia a já saber o que é vencer à geral uma corrida da PSCI. De regresso está José Barros, com o jovem piloto a trazer consigo Nuno Batista, com os dois a formar um dupla que tem tudo para ser muito competitiva.
Outro destaque prende-se com as muitas estreias que Portimão presenciará na PSCI.
A dupla de irmão Luís Rocha/Diogo Rocha assume que quer sobretudo evoluir neste primeiro embate, sendo grande a curiosidade em saber que ritmo ostentarão os espanhóis Gian Maria Traverson e Daniel Garcia, que competem a solo. O seu compatriota Jorge Ramirez é já um habitué da PSCI e ostenta justas pretensões em lutar por um lugar entre os melhores.
Mais três duplas alinharão nesta Categoria. Rui Miritta partilhará o volante com João Macedo e Silva, o mesmo sucedendo com Asier Telleria e Tiago Gonçalves e com Heck e Filipe Nascimento. À partida volta a estar Francisca ‘Kika’ Queiroz que para além de ambicionar um bom resultado na sua categoria, vai sobretudo se focar no duelo que protagonizará com a ‘rookie’ Maria Sánches pela supremacia na Ladies Cup.
Categoria 1: tudo em aberto
Na Categoria 1 apresenta-se à partida em Portimão um quarteto de pilotos que promete proporcionar duelos intensos ao longo do fim-de-semana. Será um duelo ibérico entre os portugueses Alexandre Fonseca e Nuno Inocência e os espanhóis Maria Sánches Iglesias e Pablo Hernández.
Sendo o único aos comandos de um Porsche 991.2 GT3 Cup, Nuno Inocêncio ostenta algum favoritismo face aos seus três adversários, sendo grande a curiosidade sobre o que farão na sua estreia absoluta na PSCI a jovem Maria Sánches e Pablo Hernandez, enquanto Alexandre Fonseca terá na sua eficácia e regularidade as suas armas para lutar pelo triunfo.
O programa oficial desta primeira ronda da edição 2025 da Porsche Sprint Challenge Ibérica contempla três dia em pista. A jornada de sexta-feira, 24 de abril, incluirá duas sessões de treinos livres, ambas com 20 minutos de duração, que decorrerão durante a tarde. No sábado, a ‘armada’ da PSCI vai acordar bem cedo para enfrentar às 8:30 a Qualificação 1 (15 minutos), voltando à pista ainda durante a manhã para a Qualificação 2 (15 minutos), aprazada para as 11:15. A Sprint Race 1 arrancará às 17:40. No domingo, a Sprint Race 2 terá lugar às 11:55, com a Endurance Race a ter lugar 17:15.
José Monroy, Series Manager da PSCI assume “uma enorme satisfação por termos uma grelha bastante competitiva e já com um bom número de pilotos e equipas, embora saibamos que iremos ver o número aumentar ao longo da temporada, sendo de esperar que na segunda jornada, já em Espanha, tenhamos mais pilotos e carros em pista. Este é o arranque de uma nova fase da PSCI, com grandes alterações no regulamento técnico e desportivo e julgo que estão reunidas todas as condições para termos um fim-de-semana emocionante em Portimão”.