
O desporto motorizado sempre foi um vetor de aceleração da investigação e desenvolvimento dos automóveis de produção. Como primeira marca premium a participar no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E em 2015, a DS Automobiles continua sua trajetória nesta competição inovadora, ao mesmo tempo em que desenvolve uma gama eletrificada de automóveis de série, beneficiando-se das numerosas transferências de tecnologia, tanto em termos de componentes físicos como de software.
O DS N°8, novo porta-estandarte da DS Automobiles, com uma autonomia combinada recorde de 750 km (ciclo WLTP), naturalmente beneficia do savoir-faire tecnológico adquirido nos circuitos globais.
A travagem regenerativa, um elemento-chave da Fórmula E, é um dos ensinamentos valiosos desta competição 100% elétrica. Ativada assim que o condutor liberta o acelerador, a sua potência pode ser regulada em três níveis através de patilhas no volante. Além desses diferentes níveis de regeneração, o DS N°8 oferece a função One-Pedal para uma condução suave, sem necessidade de tocar no pedal do travão.
A gestão inteligente do sistema de tração às quatro rodas é também inspirada na Fórmula E. Tal como acontece com os monolugares DS E-TENSE FE 25 no início das corridas, o DS N°8 AWD LONG RANGE utiliza a tração às quatro rodas no arranque (kick-down nos modos Eco/Normal/Sport) para uma tração ideal durante a aceleração.
A transferência tecnológica é uma das razões para o envolvimento da DS Automobiles na Fórmula E. O conhecimento adquirido sobre materiais e estratégias em dez anos de corridas elétricas serve para aprimorar os veículos de produção.
Cada corrida, cada pódio, cada vitória se traduz em avanços tecnológicos e numa experiência inigualável para os clientes da DS Automobiles.
Xavier Peugeot, Diretor-Geral da DS Automobiles:
“Ao renovar o seu compromisso com a Fórmula E, que perdura há uma década, a nossa marca aproveita a experiência técnica adquirida na competição para desenvolver os seus modelos eletrificados de produção. A presença da DS Automobiles na Fórmula E é simultaneamente a expressão da nossa sede de vitórias e a consolidação da nossa liderança tecnológica. O nosso novo porta-estandarte, o DS N°8, encarna plenamente esta visão. Com uma autonomia excecional de 750 km em ciclo combinado, alarga os limites da mobilidade elétrica, oferecendo a possibilidade de se percorrer longas distâncias sem necessidade de recargas. Este salto tecnológico é o testemunho dos grandes avanços da nossa marca.”
Eugenio Franzetti, Diretor da DS Performance:
“A missão da DS Performance é vital em mais do que um sentido. Para além dos nossos objetivos desportivos muito ambiciosos, estamos nos circuitos de Fórmula E para apoiar a marca no desenvolvimento e afinação dos veículos de produção. Graças aos nossos 10 anos de experiência em competição, o DS N°8 beneficiou muito da aprendizagem feita no domínio da tecnologia elétrica. Ao mesmo tempo que estamos muito satisfeitos por ajudar a DS a brilhar nos pódios de todo o mundo, estamos também orgulhosos por estarmos envolvidos na criação de veículos que estão a revolucionar a mobilidade elétrica.”
Assista aqui ao vídeo “Shared Electric Journey”, da DS Performance.
