Notícias do Mundo Motorizado

Novo Citroën C4 edição “Collection” 2025: Carácter, Conforto e Conectividade

O Citroën C4 foi lançado em janeiro de 2025 e passou por uma evolução significativa. Mantendo seu conforto e espaço interno como pontos fortes, o C4 foi redesenhado para atender às expectativas dos clientes que valorizam simplicidade, modernidade e robustez, com um modelo mais bem posicionado na estrada. O lançamento teve êxito, mantendo o C4 na 2ª posição do segmento na Europa no início de 2025, mesma posição alcançada em 2024 no mercado de sedãs compactos generalistas do segmento C.

A Citroën lança agora a edição “Collection” 2025, que se junta à gama para reforçar sua oferta com uma versão mais dinâmica e bem equipada do novo C4. Baseada no nível PLUS, o coração da nova gama, destina-se aos clientes que procuram um automóvel com estilo distinto, elegante e equipamentos que garantem altos níveis de conforto e conectividade, sem perder a acessibilidade. No exterior, inclui elementos de estilo em preto que realçam seu caráter e dinamismo, enquanto no interior prioriza a serenidade e a facilidade de uso diário. Esta versão estará disponível para encomenda nas opções eletrificadas Híbrido 145 cv e Elétrico 156 cv com autonomia de 415 km, ao longo de 2025, com as primeiras unidades a chegar ao mercado no verão.

Sem necessidade de carregamento, esta tecnologia é fácil de usar e proporciona tranquilidade. O conforto de condução é melhorado pela gestão suave e automática dos motores elétrico e de combustão interna, que se adaptam às condições de condução sem intervenção do condutor. Essa facilidade de uso, juntamente com a capacidade de carregamento da bateria durante a desaceleração, torna esses veículos ideais para o uso diário na cidade.

Na versão Híbrida 145 cv, o motor de três cilindros de 1.199 cc entrega 136 cv (100 kW) a 5.500 rpm e 230 Nm de torque a 1.750 rpm. Sua configuração inclui um turbocompressor de geometria variável e distribuição por corrente, melhorando seu desempenho e confiabilidade. O motor elétrico síncrono de ímãs permanentes fornece 21 kW (28 cv) e 55 Nm de torque, atendendo às necessidades energéticas em baixas demandas de torque e velocidade. Também ajuda a iniciar o motor de combustão e recarrega a bateria durante a travagem, minimizando o desgaste dos travões. O sistema é complementado por um motor de arranque 48V acionado por correia para um rápido início do motor de combustão interna, uma caixa de dupla embreagem eletrificada ë-DCS6 de seis velocidades e uma bateria de íons de lítio de 48V e 432 Wh localizada sob o banco dianteiro esquerdo, preservando o espaço interno e o volume do porta-malas.

Este motor a gasolina turboalimentado de 1,2 litros de nova geração foi desenvolvido para eletrificação e integra 40% de componentes novos.

Um motor elétrico de 156 cv para proporcionar o melhor do C4

Em 2020, a Citroën foi uma das primeiras marcas a oferecer uma gama 100% elétrica num sedan do segmento C, com duas soluções-chave que ainda hoje fazem parte da filosofia da Citroën. A primeira é a das silhuetas multienergias que oferecem uma gama simples e fácil de entender para os clientes, que podem escolher a energia que melhor se adapta às suas necessidades. Em segundo lugar, a escolha de baterias de pequenas dimensões para limitar o peso e o custo de produção, reduzindo o consumo e o preço. Equipados com carregamento rápido de 100 kW, os modelos são ideais para deslocamentos diários e também compatíveis com viagens longas.

A promessa do ë-Confort é poder conduzir em modo elétrico, com zero emissões de CO2, zero ruído e zero odor, fluidez sem vibrações, solavancos ou mudanças de velocidade, facilidade de uso com torque disponível imediatamente para estimular as sensações de condução e serviços programáveis à distância para um dia a dia tranquilo.

É por isso que o C4 propõe sua edição limitada Collection com a versão de autonomia estendida de 415 km, ideal para deslocações extraurbanas. Esta versão está equipada com uma bateria de 54 kWh e um motor de 115 kW, proporcionando maior capacidade para atender às necessidades dos condutores que percorrem regularmente longas distâncias.

Por último, o C4 “Collection” introduz uma função que permite limitar o carregamento a 80%, diretamente através do sistema de infoentretenimento. Esta nova função assegura um tempo de carregamento mais eficaz e garante a longevidade da bateria a longo prazo.

Desde o seu lançamento, o C4 Collection dispõe de um planeador inteligente diretamente integrado no sistema de infoentretenimento, associado à navegação conectada 3D. Trata-se de um verdadeiro assistente pessoal, conectado ao veículo e que se adapta em tempo real para otimizar a viagem. Com ligação em tempo real aos dados do veículo, às condições do tráfego e ao estado dos pontos de carregamento, permite um controle ideal de cada viagem. Adapta-se à evolução das condições e sugere percursos alternativos, se necessário, garantindo que os condutores cheguem ao seu destino com a máxima eficiência. A aplicação não só assegura a otimização dos tempos de viagem, como também fornece informações fiáveis e atualizadas sobre a rede de carregamento, permitindo que os condutores planeiem suas paragens de carregamento com confiança. Desta forma, oferece serviços semelhantes aos fornecidos pela aplicação para smartphone e-ROUTES, que continua disponível.

A tecnologia V2L, ou Vehicle-to-Load, permite que um veículo elétrico forneça eletricidade a dispositivos externos, transformando o automóvel numa fonte de energia móvel e flexível. A Citroën integrará esta função na nova edição limitada do ë-C4 Collection a partir de julho de 2025. Para utilizar a tecnologia V2L, basta ligar o aparelho desejado à tomada dedicada do automóvel. Este adaptador estará disponível como acessório. A tecnologia V2L é particularmente útil em situações onde o acesso a uma fonte de energia é limitado, como em viagens ou atividades ao ar livre. Permite conectar, por exemplo, um laptop, uma bicicleta elétrica ou até mesmo alimentar uma pequena geladeira diretamente a partir do automóvel durante um piquenique ou um corte de energia em casa.

%d bloggers like this: