
Rally Regione Piemonte chegou ontem ao fim depois de ter criado o cenário perfeito para o tão esperado regresso da Lancia ao mundo dos ralis. O coração do evento estava na Lancia Corse HF Village, a qual acolheu milhares de convidados no centro de Alba, proporcionando-lhes uma experiência imersiva no mundo dos desportos motorizados, da tecnologia e da cultura local.
Localizada no coração de Langhe, Património Mundial da UNESCO, a Lancia Corse HF Village ofereceu uma mistura única de património e inovação num programa repleto de atividades: test-drives do novo Ypsilon (disponível nas versões híbrida e elétrica), uma exposição do desportivo Ypsilon HF de 280 cv e uma espetacular coleção de 25 veículos históricos da Lancia organizada pela Cinzano Rally Team. Naturalmente, para se ligar aos fãs de todo o mundo, todos os momentos mais emocionantes do fim de semana foram partilhados em direto nos canais oficiais da Lancia Corse HF no Facebook, Instagram e TikTok.
O evento da Lancia foi mais uma prova do imenso entusiasmo que rodeia o regresso da marca sediada em Turim aos desportos motorizados. A afluência de público foi impressionante na conferência de imprensa realizada na Lancia Corse HF Village, contando com a presença de Luca Napolitano, CEO da Lancia, Eugenio Franzetti, Diretor da Lancia Corse HF, e Miki Biasion, porta-voz do regresso da Lancia aos ralis e piloto de desenvolvimento do Ypsilon Rally4 HF. O ponto alto do fim de semana foi a volta de honra a Miki Biasion, o bicampeão do mundo de ralis e lenda incontestável do desporto automóvel, cujo nome estará sempre ligado à Lancia.
A estrela da semana foi o novo Ypsilon Rally4 HF, aperfeiçoado por Biasion e que já ultrapassou mais de 90 unidades vendidas em apenas quatro meses. O “primeiro” Ypsilon em competição foi um momento digno de registo. Ao volante de um dos Rally4, o piloto finlandês Kauppinen venceu de imediato o espetáculo que abriu o Rally Regione Piemonte. Entretanto, Gianandrea Pisani e Nicola Biagi subiram ao pódio na estreia do novo Ypsilon Rally4 HF no Campeonato Italiano de Duas Rodas Motrizes Sparco. A meta na Piazza San Paolo também acolheu a chegada das equipas Vigliaturo-Corradini, Fiore-Casalini e Kauppinen-Karttunen, cujos nomes, juntamente com Pisani-Biagi, ficarão para sempre ligados a um dia importante na história das corridas da Lancia. Para celebrar estes “pioneiros” na história da marca, a Lancia Corse HF presenteou cada uma das equipas que terminaram o Rally Regione Piemonte com uma placa especial comemorativa da sua participação num dia tão inesquecível.
Equipado com um motor turbo de 212 cv, associado a uma caixa de 5 velocidades SADEV e amortecedores Ohlin ajustáveis, o Ypsilon Rally4 HF é o veículo perfeito para os pilotos emergentes que querem começar a sua carreira. Não é de surpreender que o Trofeo Lancia – a taça monomarca que arranca oficialmente a 8 de maio no Rally Targa Florio – já tenha um máximo de 40 equipas, incluindo 25 participantes com menos de 35 anos, 7 pilotos estrangeiros e 2 equipas femininas. Com um fundo de prémios de 360.000 euros e a possibilidade de um jovem vencedor se juntar à equipa oficial Lancia Corse HF para o FIA ERC 2026, o Trofeo Lancia é garantidamente uma das taças mais aguardadas e competitivas desta temporada.
Miki Biasion afirmou: “É incrivelmente comovente ver toda esta paixão e carinho por uma marca que esteve ausente das corridas durante muitos anos! Fiquei emocionado quando vi a Lancia HF Village e pensei: ‘Estamos de volta!’ Estamos a começar humildemente no Rally4, mas fizemos uma grande entrada ao mais puro estilo Lancia. Parecemos uma equipa que já existe há vinte anos no mundo dos ralis. O nosso objetivo é apoiar os jovens pilotos, descobrir novos talentos e ajudá-los a dar início às suas carreiras. O regresso da Lancia aos ralis é uma grande notícia para todos: não só para o automobilismo italiano, porque coloca os automóveis italianos de novo na vanguarda dos ralis, mas também para o automobilismo em geral, porque as outras marcas terão muito mais probabilidades de participar nas corridas depois de constatarem o regresso da Lancia.”