Notícias do Mundo Motorizado

Maria Luís Gameiro brilhou na Baja Jeddah

Era difícil pedir melhor resultado! Maria Luís Gameiro/José Marque terminaram num espetacular nono lugar a sua participação na Baja Jeddah, prova disputada na Arábia Saudida, onde, dentro de menos de 15 dias arranca a edição do 2025 do Rally Dakar. A piloto do Team Motivo JCB surpreendeu tudo e todos ao garantir um “top ten” na competição em que pela primeira vez guiou o novíssimo “side-by-side” X-Raid Fenic.

Esta viagem e a disputa da Baja Jeddah tinha um objetivo único que passava por dar oportunidade à piloto nacional de ficar a conhecer e tentar “ganhar a mão” ao SSV da categoria Challenger com o qual vai estrear-se no Dakar 2025. A verdade é que, desde a primeira hora, Maria Luís Gameiro evidenciou um tremendo à vontade a bordo do novo carro, conseguindo desde cedo imprimir um ritmo forte, mesmo com total margem de segurança.

“Face à realidade que assimilei anteriormente, isto é um Mundo novo. Adorei este novo carro e a verdade é que o resultado que obtivemos na Baja Jeddah é o reflexo da facilidade de pilotagem que senti desde os primeiros quilómetros. Estamos, naturalmente muito animados e, sinceramente, sinto-me muito menos “stressada”. Sei que com este novo carro consigo andar, sem correr riscos, sem estar sob pressão constante, ou em luta com o carro,” esclarece Maria Luís Gameiro.

A piloto sublinha que “nada disto tem que ver com o resultado final na baja. A verdade é que se trata de um carro totalmente novo, e que ninguém estranharia se tivesse sofrido de um qualquer problema de “juventude”. Nada disso aconteceu, o carro esteve sempre muito forte, muito consistente e revelou uma fiabilidade assinalável. Por outro lado, aquilo que me foi dado atestar é que as soluções encontradas pela X-Raid em termos de suspensão, travagem, motor, etc, colocaram o Fenic num patamar muito elevado logo na estreia. Fico contente por termos correspondido e, assim, juntámos a um bom teste, este resultado que é muito importante e revelador… Agora que venha o Dakar!”

Terminado o período de preparação em ambiente de competição, Maria Luís Gameiro tem pela frente 15 dias durante os quais vai apenas concentrar-se no preparado do seu corpo, para que esteja fisicamente apta para enfrentar com todas as forças a sua estreia no Rally Dakar, que vai acontecer já no dia 1 de janeiro em Bisha, localidade que acolhe o Prólogo que marca o início da competição.

%d bloggers like this: