Na prova mais importante do ano, a emblemática Baja Portalegre 500, Edgar Condenso e Nuno Silva reforçaram a sua candidatura ao título de campeões nacionais T1, conseguindo o 4.º lugar da categoria nos trilhos do Alto Alentejo e Ribatejo.
A dupla do Team Consilcar, que chegou a Portalegre na liderança do campeonato, concentrou-se em ganhar vantagem face aos seus rivais diretos e agora precisa, no máximo, de somar 10 pontos na Baja do Oeste, a 9 e 10 de novembro, para se sagrar campeã nacional.
“Foi um Portalegre ‘à antiga’, duro e imprevisível”, afirmou Edgar Condenso, que inclusive já ganhou a prova-rainha do calendário nacional, em 1999, como navegador de João Vassalo. “No primeiro dia não conseguimos evitar um pequeno toque num concorrente que estava parado no Prólogo, mas felizmente sem grandes consequências. No sábado, controlámos de manhã e atacámos um pouco mais à tarde. Numa baja com estas condições nunca se pode andar sempre a fundo, é preciso ser inteligente. O resultado é positivo e coloca-nos em excelente posição para a última prova do campeonato”, concluiu o piloto da Ford Ranger.
Nuno Silva também destacou “a gestão quase perfeita que fizemos da nossa prova, pois em Portalegre tudo pode acontecer, a cada quilómetro. O nosso foco esteve sempre nas contas do campeonato e, nesse aspeto, demos um passo muito importante rumo ao título, embora nada esteja decidido. Vamos para a Baja do Oeste para sermos campeões”, admitiu o co-fundador do Team Consilcar.
David Carreira e António Serrão no pódio dos T3
A fazer a sua segunda participação na Baja Portalegre 500, David Carreira cumpriu na íntegra os objetivos que traçou para a prova do ACP, acompanhado pelo experiente António Serrão. O piloto do Can-Am teve dois furos na etapa de sábado, mas superou sempre todas as adversidades e garantiu o 3.º lugar da categoria T3 do Evento Nacional. “Chegar ao final em Portalegre é sempre uma vitória, mas acho que fomos inteligentes e fomos avaliando sempre os locais onde podíamos atacar e outros onde tínhamos de ser cautelosos. Estou feliz”, concluiu David Carreira após o pódio final.
António Serrão destacou “o sentimento especial de concluir esta baja, depois de tantas peripécias e de passarmos por milhares e milhares de pessoas ao longo do percurso. Nunca tinha corrido aqui de SSV, o que é sempre mais difícil com tanta água e lama que entra no carro. Também por isso, foi uma prova especial para mim”.
Na prova das motos, Januário Barrocas voltou a representar as cores do Team Consilcar e colocou a Honda CRF 450 RX no 15º lugar na categoria de Veteranos e no top 50 da classe TT2. “Foi uma prova praticamente ‘limpa’, sem quedas graves ou problemas. Diverti-me imenso e cheguei ao final, por isso missão cumprida”, afirmou Januário Barrocas.