O RallyClassics Africa 2024 terá lugar em Marrocos de 12 a 18 de setembro de 2024 e a equipa SEAT Historic parte como a grande favorita depois de ter vencido a edição do ano passado com o lendário SEAT Toledo Marathon conduzido por Toni Rius e Carles Jiménez.
Tudo se passa no misterioso Edifício Histórico SEAT A122 da fábrica da SEAT, onde tudo o que está relacionado com a história e os modelos da marca está impecavelmente preservado. Mas ali não há descanso, já que Isidre López e a sua equipa voltam à ação para colocar em pista, neste caso nas dunas, uma das joias mais imponentes da parte de competição da história da SEAT: o Toledo Marathon, o mesmo carro que venceu com alguma vantagem o RallyClassics África do ano passado e que este ano vai defender o seu título.
Desde que desceu do pódio em 2023 até agora, os engenheiros da SEAT passaram vários meses a desmontá-lo para o verificar ao pormenor. Não há muitos carros com mais de trinta anos que aguentem tanta pancada. A suspensão e os travões tiveram de ser revistos, e o motor teve de ser praticamente refeito, mas estas são coisas normais para os magos da SEAT Historics.
Agora, o Toledo Marathon está pronto para voltar a voar baixinho sobre as dunas de Marrocos neste RallyClassics Africa 2024, que é uma excelente etapa em formato de rally-raid com regularidade e navegação pensada para os todo-o-terreno clássicos e modernos que tem entre os seus objectivos servir de treino para todos aqueles que queiram um dia dar o salto para o Dakar Classic e Africa Eco Race. Grandes palavras, ou simplesmente para tomar o pulso à competição no continente africano.
Este evento é organizado pela empresa espanhola RallyClassics, com o especialista José María Serviá ao leme, e a sua segunda edição terá lugar em Marrocos, de 12 a 18 de setembro de 2024, com sede no Hotel Xaluca, em Erfoud. O rally-raid é composto por cinco etapas em diferentes circuitos nas zonas de Erfoud e Merzouga, com pouco mais de mil quilómetros de percurso, setecentos dos quais são etapas de regularidade, combinando troços de navegação em dunas, travessia de oueds, zonas rochosas e estradas e pistas cheias de armadilhas, buracos e pedras.
Para além do Toledo Marathon nas mãos de Antonio Rius e Carles Jiménez, a SEAT Historic Team irá colocar em prova três SEAT Ateca TDi de 150 cv, tal como aconteceu no ano passado. O primeiro SEAT Ateca será conduzido pela jornalista e influencer de automobilismo do jornal MARCA, Telva Somoza, co-pilotada por Raquel Cecilia; o segundo Ateca será conduzido por Enrique Ruiz, editor da revista AUTOBild, co-pilotado por Aran Sol; enquanto o terceiro estará nas mãos de Ramiro Mansanet, do Boosters Group/NEWSPRESS, que será co-pilotado por Antonio Ángulo. No total, 41 equipas vão largar em diferentes categorias; carros 4×4 pré-1997, carros 4×4 pré-2005, carros 4×2 pré-2005 e camiões pré-2005 e na categoria Open, carros 4×4 pós-2005, protótipos, SSV e camiões pós-2005.
Isidre López, Diretor da SEAT Histórics: “Estamos de volta a África e isso é que é importante. A história da SEAT está muito viva, move-se e estou muito satisfeito por levar um carro tão imponente como o SEAT Toledo Marathon, agora com 30 + 1 anos, para o seu terreno natural. A história da SEAT é muito rica e, graças a isso, podemos estar em quase todos os cenários, sejam ralis, raids, circuitos, fórmulas, etc… Levar novamente o Toledo Marathon para África deixa-nos muito entusiasmados, e se também pudermos levar uma boa equipa atrás de nós, como a que é formada pelos três SEAT Ateca, tanto melhor. Chamamos carinhosamente ao Ateca que levamos com o Toledo “Marathon”, mas na realidade são três SEAT Ateca normais, como os que qualquer cliente pode comprar num concessionário, com uma pequena mas bem pensada preparação para utilização no deserto.”.