Muito público, três diferentes líderes, cinco pilotos a vencerem classificativas e os quatro primeiros a terminarem a etapa separados por escassos 5,4 segundos. Que fantástico dia de sexta-feira do Vodafone Rally de Portugal. No Centro do país, os finlandeses Kalle Rovanperä e Jonne Haltunen foram os mais rápidos, com a dupla da Toyota a terminar a etapa com um segundo de vantagem para Sébastien Ogier. José Pedro Fontes liderou entre os pilotos nacionais, mas nas contas do Campeonato de Portugal de Ralis, Kris Meeke (Hyundai) somou a quarta vitória da época, em outras tantas provas. Amanhã (sábado), as XX equipas em prova rumam a Norte para a disputa da penúltima etapa.
No dia em que foi assinado o contrato para a continuidade do Vodafone Rally de Portugal no Campeonato do Mundo de Ralis de 2025 e de 2026, os muitos milhares de espetadores que se deslocaram às classificativas de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil assistiram a um espetáculo extraordinário que promete continuar nos próximos dias. Se os quatro primeiros terminaram a etapa separados por 5,4 segundos, os sete primeiros couberam em 31,8 segundos e, desta vez, nem a tradicional dureza dos troços da região Centro fez vítimas entre as equipas de Rally1. Ou seja, é grande a expetativa para a etapa de amanhã.
Hoje (sexta-feira), a dupla finlandesa, Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen só venceu uma das oito classificativas do dia e terminou a etapa com um escasso segundo de vantagem para o colega de equipa e oito vezes campeão do mundo, Sébastien Ogier. “Foi uma grande batalha durante todo o dia. Ainda assim, acho que não estamos onde devíamos estar. Andámos apenas a sobreviver e terminámos com os pneus traseiros em muito mau estado. Amanhã, será um dia diferente, mas admito que é divertido estarmos a liderar”, afirmou o vencedor das duas últimas edições do Vodafone Rally de Portugal.
O japonês Takamoto Katsuta foi um dos heróis do dia: foi o mais rápido em três classificativas e completou o trio da Toyota, a apenas 4,7 segundos da liderança.
Ott Tänak terminou no quarto lugar e como o primeiro dos três Hyundai I20 N Rally1s, a escassos sete décimos de segundo de Katsuta. O colega de equipa, Dani Sordo, na primeira prova da época no WRC, venceu três classificativas, fechando o quinteto da frente.
O líder do WRC, Thierry Neuville (Hyundai), teve a ingrata missão de abrir a estrada, mas manteve intactas as aspirações à vitória, ao perder apenas 18,1 segundos para o líder.
Nas posições imediatas terminaram Adrien Fourmaux (Ford), com o atual terceiro classificado do WRC a arriscar em levar apenas um pneu suplente para a seção matinal, e Elfyn Evans, o grande azarado da etapa. Para além de uma ingrata posição de partida, o copiloto Scott Martin esqueceu-se do seu caderno de notas no final da primeira seção, pelo que, até ao final do dia, foi forçado a ler as notas a partir de uma cópia digital, num telemóvel. Um furo no pneu dianteiro direito agravou a frustração do vencedor da edição 2021 do Vodafone Rally de Portugal, que cedeu 1m43,2s para o líder. “Nada nos está a correr bem. É assim que as coisas são por vezes. Ele (Scott) safou-se muito bem. Mas, da próxima vez, seria melhor se ele se lembrasse do livro!”, desabafou o britânico.
O WRC2 transformou-se numa luta a dois entre Oliver Solberg e Yohan Rossel. Apesar de algumas falhas de motor a baixas rotações, Solberg terminou o dia com 7,3 segundos de vantagem sobre o francês. Depois do abandono de Pierre-Louis Loubet, em Góis 2, o britânico Gus Greensmith terminou no terceiro lugar, a 13,3 segundos do líder.
Kris Meeke (Hyundai) voltou a vencer no CPR
A etapa de hoje do Vodafone Rally de Portugal contou para o Campeonato Portugal de Ralis (CPR). Kris Meeke, somou o quarto sucesso em igual número de provas do calendário. A sua superioridade só terminou na segunda seção, quando a proteção de carter do Hyundai obrigou o piloto norte-irlandês a rodar com grandes cuidados. Mesmo assim, terminou o dia com 1m24,3s de vantagem para, José Pedro Fontes, o segundo classificado. O piloto da Citroën protagonizou um interessante duelo com Armindo Araújo (Skoda), como confirmam os 9,3 segundos com que terminaram separados. Pedro Almeida (Ford) e Paulo Neto (Skoda) fecharam o grupo dos cinco primeiros.
Entre os principais protagonistas do CPR, destaque para o facto de Kris Meeke e de Armindo Araújo irem continuar em prova, apesar das próximas etapas não permitirem somar pontos para o campeonato.
Equipas rumam ao Norte
Amanhã, os concorrentes rumam a Norte, para disputarem duas passagens pelas classificativas de Felgueiras, Montim, Amarante, Paredes e Felgueiras e, a encerrar o dia, a sempre espetacular super-especial de Lousada. Ao todo, são nove especiais que perfazem um total de 145,02 cronometrados.
Classificação Vodafone Rally de Portugal – Após PE9
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID 1:25:00.4
2 Sébastien Ogier/Vincent Landais Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID + 1.0
3 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID + 4.7
4 Ott Tänak/Martin Järveoja Hyundai i20 N Rally1 HYBRID + 5.4
5 Daniel Sordo/Candido Carrera Hyundai i20 N Rally1 HYBRID + 17.9
6 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe Hyundai i20 N Rally1 HYBRID + 18.1
7 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria Ford Puma Rally1 HYBRID + 31.8
8 Elfyn Evans/Scott Martin Toyota GR Yaris Rally1 HYBRID + 1:43.2
9 Grégoire Munster/Louis Louka Ford Puma Rally1 HYBRID + 2:27.3
(WRC2)
10 Oliver Solberg/Elliott Edmondson Skoda Fabia RS + 3:42.1
(Melhor português)
21José Pedro Fontes/Inês Ponte Citroën C3 + 7:48.3
Programa
Sábado, 11 de maio de 2024
07h00 Partida de Matosinhos (Exponor)
08h05 SS10 Felgueiras 1 (8,81 km)
09h05 SS11 Montim 1 (8,69 km)
10h05 SS12 Amarante 1 (37,24 km)
11h35 SS13 Paredes 1 (16,09 km)
12h26 Chegada ao reagrupamento e zona de assistência a Matosinhos (Exponor)
13h30 Partida de Matosinhos (Exponor)
14h35 SS14 Felgueiras 2 (8,81 km)
15h35 SS15 Montim 2 (8,69 km)
16h35 SS16 Amarante 2 (37,24 km)
18h05 SS17 Paredes 2 (16,09 km)
19h05 SS18 Lousada (3,36 km)
20h05 Chegada à zona de assistência a Matosinhos (Exponor)
Líderes do Vodafone Rally de Portugal
SS1-2 Thierry Neuville
SS3-5 Takamoto Katsuta
SS6-9 Kalle Rovanperä
Vencedores de classificativas
SS1 Thierry Neuville
SS2 Thierry Neuville
SS3 Dani Sordo
SS4 Dani Sordo
SS5 Thierry Neuville
SS6 Sébastien Ogier
SS7 Dani Sordo
SS8 Kalle Rovanperä SS9 Sébastien Ogier