A terceira etapa do Dakar 2024 que hoje se disputou ao longo de 438 km entre Al Duwadimi e Al Salamiya revelou-se particularmente exigente para a equipa Franco Sport que depois do notável desempenho na tirada de ontem, se viu hoje “a braços” com alguns contratempos. O Yamaha YXZ 1000R Turbo T3 de Mário Franco e Daniel Jordão sofreu um furo e atascou, mas pese embora o sucedido a dupla lusa que superou com sucesso a etapa do dia, figura agora na 17ª posição da classificação geral Challenger.
Mário Franco assume que “a etapa não correu como desejado. Arrancámos bem, nos 50 primeiros lugares. Ao início havia muita pedra, fomos muito cautelosos, mas um furo e um ‘atascanço’ por ainda não estar habituado ao carro fez-nos perder entre 45 a 50 minutos e tivemos de lidar com as consequências que advêm desse tempo perdido. Vamos continuar a lutar por um bom resultado, o resultado que merecemos”.
Para Daniel Jordão “a jornada de hoje foi bastante desafiante. Acabámos os últimos quilómetros já de noite. Ainda forçámos um pouco o andamento para tentar concluir a especial de dia. Tivemos depois um serviço de assistência rápida de somente duas horas. Vamos agora ter a primeira das noites em que vamos dormir em tendas”, refere o copiloto sobre esta primeira parte de etapa maratona.
Amanhã disputa-se a segunda metade da etapa maratona (a quarta etapa desta 46ª edição) que ao longo de 299 km cronometrados vai conduzir a caravana do Dakar até Al-Hofuf e que promete ser particularmente desafiante ao nível da navegação.