João Ferreira e Filipe Palmeiro conquistaram esta manhã a vitória da categoria T4 na Baja Internacional do Dubai. Na última prova da Taça do Mundo FIA de Bajas, a dupla portuguesa terminou num brilhante quarto posto absoluto, batendo todos os SSV presentes. Esta prova, resultou ainda na primeira vitória absoluta para o Prodrive Hunter, com Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel a baterem as Toyota Hilux DKR de Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk e de Juan Cruz Yacopini/Dani Oliveiras. Mas por apenas 12,2 segundos, Ferreira e Palmeiro não alcançaram o último lugar do pódio!
Sexta-feira à noite, no prólogo, o Can-Am de João Ferreira e Filipe Palmeiro foi sétimo absoluto, assumindo desde logo a liderança do grupo T4, enquanto Nassel Al-Attiyah e Mathieu Baumel se posicionavam à frente da prova, por 2,4 segundos de vantagem sobre a Toyota dos vencedores do ano anterior, Yazeed Al-Rajhi e Timo Gottschalk. Sábado, na primeira etapa, com quase 180 quilómetros cronometrados, o Prodrive de Al-Attiyah voltou a ser o mais rápido, mas a sensação foi a subida ao segundo lugar da Hilux do norte-americano Seth Quintero, acompanhado pelo alemão Dennis Zenz, enquanto João Ferreira e Filipe Palmeiro eram quintos em termos absolutos, passando a ocupar esta posição na classificação geral.
Já nesta manhã de domingo, a Toyota de Yazeed Al-Rajhi foi a mais rápida na etapa final, recuperando facilmente o segundo posto, embora concluindo a prova com cinco minutos e 13,9 segundos de atraso sobre Al-Attiyah. Quanto a Seth Quintero, problemas com a transmissão relegaram-no directamente do segundo para o 15º lugar final, embora tenha dado boa conta de si na estreia como piloto oficial da Toyota Gazoo Racing.
Por sua vez, João Ferreira e Filipe Palmeiro repetiram o quinto posto na etapa, conseguindo ascender ao quarto posto final absoluto, por apenas 12,2 segundos de atraso sobre o terceiro classificado, o argentino Juan Cruz Yacopini. Recordamos que à partida da Baja Internacional do Dubai, João Ferreira e Filipe Palmeiro ocupavam a segunda posição na classificação geral da Taça do Mundo FIA de Bajas, atrás do “campeão” Al-Attiyah e à frente de Yazeed Al-Rajhi, que agora os ultrapassou, graças ao segundo posto nesta prova. Mas feitas as contas finais da Taça do Mundo FIA de Bajas, João Ferreira e Filipe Palmeiro no Dubai acabaram por perder duas posições nesta última prova, descendo do segundo para o quarto lugar: terminam a época com 103 pontos, menos um que Yacopini, que assim conseguiu que o terceiro lugar nesta corrida lhe permitisse igualmente esta posição na taça.
Registo ainda para a vitória no grupo T3 do brasileiro Otávio Sousa Leite, navegado pelo português João Miranda. Esta dupla conseguiu ainda o sétimo posto final, logo à frente de outra dupla brasileira/portuguesa: Cristiano de Sousa Batista e Fausto Mota. Cristiano já tinha sido consagrado como vencedor da Taça do Mundo FIA de Bajas ao nível da categoria T4 e no Dubai correu na categoria T3, numa estratégia para ajudar o seu compatriota Otávio Sousa Leite a chegar à vitória na Taça do Mundo. A desistência de Mshari Althefiri, o piloto do Kuwait que liderava a taça, fez com que este não marcasse pontos e bastou a Otávio Sousa Leite vencer o grupo T3 para somar igualmente o título mundial. Assinale-se ainda que a FIA continua a não pontuar os navegadores ao nível das categorias; se isso já tivesse mudado, os portugueses João Miranda e Fausto Mota teriam igualmente vencido a Taça do Mundo…
Texto: Alexandre Correia Fotos: MCH