Segundo o site thecheckeredflag.co.uk publicou, a Bahrain Raid Xtreme não vai participar no Desafío Ruta 40, em agosto, para se concentrar no Rallye du Maroc e no Rali Dakar 2024. Apesar de não correr na Argentina, a BRX sente que a preparação para o Dakar e o apoio às equipas clientes são de maior prioridade.
“Não vamos para a Argentina depois de considerarmos cuidadosamente a logística, os custos e o quadro geral, além de precisarmos de nos concentrar na construção de novos carros para clientes e no Rallye du Maroc antes de avançarmos para o Dakar 2024”, lê-se numa declaração da BRX dada à TCF na segunda-feira. “Não foi uma decisão fácil de tomar, mas no quadro geral acreditamos que foi a decisão correcta a tomar”.
A BRX sublinhou ainda que vai manter o nome Bahrain Raid Xtreme para Marrocos e para o Dakar. Desde o final da primavera que circulam rumores de que a Mumtalakat Holding Company (o fundo soberano do Reino do Bahrain) terminou o seu financiamento à equipa após o Rali de Sonora.
Loeb e o seu Prodrive Hunter estão em terceiro lugar na classificação do W2RC, atrás das Toyota Hilux de Nasser Al-Attiyah e Yazeed Al-Rajhi. Apesar das desistências na primeira metade do Rali Dakar, em janeiro, o terem afastado da luta pela classificação geral, Loeb recuperou na segunda metade, vencendo seis etapas consecutivas (sete no total) e terminando em segundo lugar. Um problema no tubo de arrefecimento prejudicou a sua prestação no Abu Dhabi Desert Challenge, embora tenha conseguido recuperar pontos através das suas classificações nas etapas, antes de se despistar em Sonora.
O francês corre pela BRX, a equipa de fábrica de rally raid da Prodrive, desde 2021. Ele terminou em segundo lugar, atrás de Al-Attiyah, no Rally Dakar de 2022 e no W2RC inaugural.
Enquanto Loeb deixa de lado o W2RC, a Prodrive ainda pode terminar o ano comemorando um campeonato, já que uma notícia da MARCA indicou que Al-Attiyah se juntará a eles, no fim da época, como companheiro de equipa de Loeb. Al-Attiyah anunciou no sábado que vai deixar a Toyota quando o seu contrato terminar no final do Desafío Ruta 40, a 1 de setembro.
Para além da BRX, a Prodrive dá apoio à equipa brasileira X Rally Team e à chinesa YunXiang Racing. A X Rally Team, a Rally dos Sertões Powerhouse liderada por Cristian e Marcos Baumgart, impressionou nas sua estreia no W2RC em Sonora, com ambos a terminarem entre os dez primeiros em T1, com o último a conseguir um pódio na etapa. Na China, Sun Ping retirou-se do Rali Taklimakan, em junho, na sua estreia com o carro; a YunXiang Racing vai acrescentar mais dois Hunters ao seu alinhamento no final do ano. Espera-se que as equipas clientes apareçam em Marrocos e no Dakar.
Guerlain Chicherit, Orlando Terranova e Vaidotas Žala também correram com Hunters no W2RC 2023. Chicherit, que é companheiro de equipa de Loeb no Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA, venceu o Rallye du Maroc de 2022 na sua primeira corrida num Hunter e está atualmente em sétimo lugar. Terranova e Žala só correram o Rally Dakar em Hunters, o primeiro também sob a bandeira BRX. Loeb, Žala e Chicherit lideraram o pódio da Prodrive na Etapa #9 do Dakar.
O Rallye du Maroc está agendado para 13-18 de outubro, enquanto o Rally Dakar 2024 começa em 5 de janeiro. Em 2025, a Prodrive fará parceria com a Dacia para colocar carros para Loeb e Cristina Gutiérrez.
Fotos: Red Bull Content Pool