O futuro do ETCR passa pelo crescimento da categoria, seguindo a estratégia adotada pela categoria TCR e que se tem revelado um sucesso. Depois do lançamento do PURE ETCR, marcando o início das corridas de carros de turismo movidos por energia elétrica, a WSC (World Sports Consulting) está agora focada em criar séries regionais e nacionais. E o primeiro passo para alcançar esse objetivo será promover o ETCR Europa, dinamizando a cooperação entre a WSC e a TCR Euro Series Ltd que já faz com êxito a gestão da série TCR Europe.
“O automóvel está a mudar e o automobilismo, logicamente, segue as orientações da indústria”, disse Paulo Ferreira, CEO da TCR Euro Series. “Hoje, a tendência é para as energias alternativas e tendo em conta o interesse que o evento de Vallelunga despertou entre as partes interessadas, pretendemos oferecer a todas as equipas de clientes a oportunidade de fazerem parte desta nova realidade do desporto automóvel”.
“O plano é começar no inverno, entre novembro de 2022 e março de 2023. Obviamente, não podemos começar com sete eventos, como o TCR Europe, pelo que a ideia para a época inaugural será ter quatro eventos. Estamos, também, a considerar a ideia de partilhar os custos com a última ronda do TCR Europe de 2022 e ainda a temporada de 2023. Um dos pontos cruciais é o custo do carro que será revelado no final de setembro. No entanto, depois de falar com Marcello Lotti, já sei que será surpreendentemente acessível”, acrescentou.
Entretanto, o presidente do WSC, Marcello Lotti, comentou: “Estamos muito satisfeitos, porque o Paulo é um membro de longa data da família TCR. É também importante salientar que, além disso, já estamos a trabalhar para criar séries de ETCR no Médio Oriente e em África, durante o mesmo período de inverno 2022/2023, abrangendo toda a região EMEA [2,2 biliões de pessoas]”.
Por seu turno, o diretor da ETCR, Maurício Slaviero, considerou: “Estes planos enquadram-se na nossa estratégia de construir uma pirâmide ETCR, com o PURE ETCR no topo e a base formada por séries regionais e nacionais. Estamos também em negociações para organizar o ETCR Ásia e América. Na verdade, tudo já tinha sido corrigido para iniciar o ETCR Asia em 2023, mas a pandemia COVID-19 está a condicionar este calendário”.