Arrancou esta sexta-feira o Rali Terras D’Aboboreira, sexta jornada do Campeonato de Portugal de Ralis, com a realização da primeira etapa constituída por uma dupla passagem pela classificativa de Aboboreira com 16 quilómetros de extensão.
Armindo Araújo e Luís Ramalho desde logo mostraram ao que vinham, e com o Skoda Fabia R5 venceram categoricamente a primeira passagem face à concorrência mais direta. Ocupando a segunda posição no Campeonato, Araújo atacou forte e abriu desde logo uma pequena vantagem, com Miguel Correia a surgir surpreendentemente na segunda posição com o seu Skoda Fabia R5, com o terceiro classificado o francês Adrien Fourmaux, que não pontua para a competição nacional.
Ricardo Teodósio tinha vencido o “Qualifying Stage” esta manhã, mas no arranque não conseguiu manter a toada, ficando-se pelo quarto crono, a mais de 5 segundos do líder, bem como Bruno Magalhães que com o Hyundai i20 R5 não consegui melhor que o quinto tempo, com mais de dez segundos de desvantagem logo a abrir.
A curiosidade acumulava-se para a segunda passagem, para se perceber se existiria uma resposta efetiva por parte dos adversários de Armindo Araújo, o que se verificou com Ricardo Teodósio a vencer a classificativa por entre os concorrentes nacionais, e deixa em aberto para o dia de amanhã uma luta que se perspetiva muito interessante de seguir com Armindo Araújo. Bruno Magalhães não se sentiu à vontade para retirar do Hyundai todo o seu potencial, bem como José Pedro Fontes que assumiu não estar a ter um rali que lhe estivesse a correr de feição, com uma posição na estrada difícil, e não estando a conseguir ter o ritmo que esperava.
Na frente do rali, o francês Adrien Fourmaux em Ford Fiesta R5 lidera com uma vantagem de 3 décimas de segundo sobre Armindo Araújo, não deixando de se mostrar surpreendido pois estava à espera de mais alguma luta dos concorrentes nacionais. Encontrou um excelente piso, bastante “suave” com muita terra solta, que lhe permitiu divertir-se e imprimir um bom andamento nesta prova em que veio testar com vista a uma eventual participação em 2021 no Rally de Portugal.
Nas duas rodas motrizes a liderança é da dupla açoriana formada por Rúben e Estevão Rodrigues em Peugeot 208 R2 que surgem na frente do continental Daniel Nunes, que se mostrou bastante surpreendido pelo andamento demonstrado por Rodrigues, afirmando que estava a andar nos seus limites e não percebia como era possível espremer mais segundos de um duas rodas motrizes nestas classificativas. Na terceira posição está Ricardo Sousa.
O Rali Terras D’Aboboreira organizado nos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, regressa este sábado com a sus segunda e derradeira etapa, com mais 68 quilómetros para serem disputados contra o relógio, até ao final do rali previsto para cerca das 16 horas da tarde. Amanhã, os concorrentes do campeonato Norte de Ralis vão fazer crescer o número de concorrentes em prova.