Henrique Chaves disputa no próximo fim-de-semana a derradeira etapa da edição deste ano do International GT Open, chegando ao Circuito de Barcelona – Catalunya no comando do Campeonato de Pilotos e com fortes aspirações a conquistar o título.
O jovem de Torres Vedras tem vindo a ser um dos grandes protagonistas da temporada, tendo na companhia de Miguel Ramos assinado duas vitórias e seis pódios, para além de ter marcado seis voltas mais rápidas em corrida em dez provas.
Estes resultados permitem à dupla portuguesa figurar no primeiro lugar do Campeonato de Pilotos antes do derradeiro evento da época, o que a deixa numa boa posição para assegurar o ceptro de 2020 da competição de índole europeu dedicada a carros de GT.
Henrique Chaves e Miguel Ramos têm uma vantagem de oito pontos sobre a segunda equipa no campeonato, mas com a regras da competição, em que cada concorrente tem de atirar fora o seu pior resultado, as duas duplas estão empatadas com cem pontos, o que dita que a pista espanhola seja o palco de todas as decisões.
“Temos tido uma temporada extraordinária com excelentes resultados e vamos para Barcelona para discutir o título. Temos fortes adversários, mas vamos dar o máximo para podermos acabar o fim-de-semana a celebrar. A estratégia será determinante, mas o mais importante é explanarmos o nosso potencial que, como se tem visto, chega para lutarmos sempre pelos lugares no pódio e no final faremos as contas”, apontou Henrique Chaves.
Apesar da evidente competitividade demonstrada ao longo de toda a época, o português sabe que terá dificuldades num circuito onde já obteve bons resultados, tendo em 2019 assegurado um terceiro e quarto lugares, assim como uma volta mais rápida. “O ano passado fomos muito competitivos e conseguimos boas classificações. Este ano a prioridade é garantir o título e sabemos que continuamos com mais 20Kg devido ao BoP, tal como já tinha acontecido em Spa-Francorchamps, mas acreditamos que, ainda assim, estaremos na luta pelas vitórias e, no final, poderemos celebrar o campeonato”, concluiu com confiança Henrique Chaves.
O programa oficial da ronda do Circuit de Barcelona – Catalunya do International GT Open tem o seu início na quinta-feira com a sessão de treinos dedicada a pilotos Bronze, realizando-se os treinos-livres na sexta-feira. No sábado será efectuada a primeira qualificação (8h35) e a primeira corrida(13h30), de setenta minutos. No domingo, serão disputas mais uma qualificação (8h35) e uma corrida (13h20). Ambas as provas podem ser seguidas em directo através do YouTube da competição e da Sport TV1.