Notícias do Mundo Motorizado

O novo 500 chegou: está na hora de agir para criar um futuro melhor

“Está na hora de atuar para criar um futuro melhor.” O planeta Terra está a atravessar um período muito delicado, único na sua história. Todos fomos chamados a agir para criar um futuro melhor. A Fiat aceitou o desafio oferecendo a sua joia da coroa: o 500. Porque o 500 sempre acompanhou o ritmo dos tempos. Muda quando as exigências sociais mudam.

Apresentado hoje em Milão, o Novo 500, o primeiro modelo da FCA totalmente elétrico. Vai fazer mudar as regras do jogo para as viaturas com zero emissões.

Para desenhar o futuro do 500, a Fiat partiu daquilo que fez do modelo aquilo que é. Isto foi aplicado também na primeira geração, que ofereceu mobilidade e liberdade nos anos Sessenta. O 500 representou uma mudança radical, tendo-se tornado uma marca muito apreciada. Uma viatura que sempre esteve na crista da onda e que se afirmou como um ícone desde o seu lançamento, há 63 anos.

Com a segunda geração, apresentada em 2007, o Fiat 500 introduziu nos veículos citadinos o conceito de beleza e encanto, tendo-se tornado o símbolo de moda e de estilo italianos que conquistou o mundo. Um modelo em constante evolução, que inspirou artistas e músicos nos últimos treze anos e que foi o pivô de mais de 30 séries especiais.

Agora, em 2020, com a chegada de uma nova era, chega também a altura de o Fiat 500 utilizar a sua popularidade para inspirar a mudança, tornando-se parte da solução.

Já que se espera que a mobilidade seja mais sustentável, mais conectada e mais autónoma, com regras cada vez mais rigorosas, então, e mais uma vez, o Fiat 500 está no pelotão da frente, com uma terceira geração que traz consigo design e prazer de condução. Não é apenas uma revolução, é a “reincarnação” de um espírito, daquele espírito capaz de inspirar renovação. De facto, regras e regulamentos não chegam para fazer uma verdadeira revolução, é preciso algo icónico e belo: o Novo Fiat 500.

Não se pode enveredar sozinho pelo caminho que leva à mudança. Precisamos de parceiros com uma visão igualmente positiva, queremos envolver-nos na melhoria da saúde da Terra, partilhando valores e objetivos. Leonardo DiCaprio abraça o projeto do Novo Fiat 500. A superestrela mundial, que há mais de vinte anos se envolve pessoalmente na proteção da Terra, ofereceu o seu aval para a visão do novo automóvel citadino elétrico. Na campanha de vídeo “All-In”, convida todos a darem o seu contributo, tal como a Fiat fez com o 500.

Esta visão é partilhada por outros intervenientes – Giorgio Armani, Bvlgari e Kartell, três icónicas empresas do mundo do Made in Italy que, aliando-se à Fiat, deram vida a uma estratégia em que a sustentabilidade está estreitamente interligada com a excelência no know-how, na criatividade e na inovação. Foi assim que nasceram os Exemplares Únicos, três interpretações únicas e exclusivas do Novo Fiat 500. Para criar estes modelos com a Armani, a Bvlgari e a Kartell, tomámos como ponto de partida os valores do icónico 500, o mais célebre citadino da Fiat em todo o mundo, os mesmos que definem a terceira geração. Combinando-os com os valores destas empresas, obtivemos três exclusivas versões do Novo 500, caracterizadas pelo estilo, pela criatividade e pela qualidade artesanal.

Autênticas obras-primas do génio italiano, equiparadas a grandes peças de arte, os três Exemplares Únicos foram produzidos com a vontade e o compromisso de recorrer mais a materiais sustentáveis, naturais e reciclados.

Esta estratégia, tendente a melhorar o Planeta, inclui também um leilão solidário. Todos os proventos resultantes da venda destes três exemplares únicos – o 500 Giorgio Armani, o B.500 “MAI TROPPO” da Bvlgari e o 500 Kartell – reverterão a favor de uma das organizações de defesa do ambiente de Leonardo DiCaprio.

Tanta substância: os melhores níveis possíveis de autonomia, carregamento e condução

Ao projetar o Novo 500, os engenheiros começaram por uma folha de papel em branco, de modo a poderem debruçar-se sobre todos os aspetos com total atenção aos pormenores e escolher as melhores soluções.

A autonomia e o tempo de carregamento são dois elementos-chave para os clientes. As baterias de iões de lítio, com capacidade de 42 kWh, dão ao Novo 500 autonomia até 320 km no ciclo WLTP.

Para otimizar o tempo de carregamento, o Novo 500 é equipado com um sistema de carregamento de 85 kW para carregar a bateria com grande rapidez. Por exemplo, são precisos apenas 5 minutos para constituir uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilómetros, mais do que suficiente para a utilização diária média. O carregador rápido pode também carregar a bateria a 80% em apenas 35 minutos. A tomada Combo 2, localizada no painel traseiro direito da viatura, fornece energia ao carregador rápido tanto em corrente AC como DC.

Estão disponíveis soluções de carregamento doméstico. A edição de lançamento do novo 500 inclui o sistema de carregamento doméstico Easy Wallbox™, que pode ser ligado a uma normal tomada de casa. Foi desenvolvido pela ENGIE EPS exclusivamente para a FCA e será comercializado pela Mopar na Europa em simultâneo com o lançamento da viatura. É uma solução “plug-and-charge” acessível, que pode ser gerida facilmente através de Bluetooth, permitindo estabilizar o carregamento de energia ao pôr o 500 à carga em casa de imediato com uma potência até 3 kW, sem necessidade de intervenção de pessoal especializado. Além disso, a Easy WallboxTM está pronta para otimizar a potência até 7,4 kW, fornecendo carga total em casa em apenas cerca de 6 horas. O modelo é ainda fornecido com cabo de Modo 3 para carregamento na rede pública.

O Novo 500 dispõe de três modos de condução:Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados de forma a condizer com o estilo de condução.

Em concreto, o modo Sherpa otimiza os recursos disponíveis para assegurar a chegada ao destino. O modo de condução Sherpa atua sobre diversos componentes para reduzir o consumo de combustível ao mínimo, a fim de assegurar uma tranquila chegada ao destino definido no sistema de navegação ou à estação de carregamento mais próxima. Tal como um “Sherpa dos Himalaias”, encarregado de guiar toda a expedição até ao destino, este modo de condução ajusta vários parâmetros: velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador, de forma a reduzir o consumo de energia; desativação do sistema de ar condicionado e do aquecimento dos bancos (o condutor tem a opção de ativá-los em qualquer altura).

O modo “Normal” aproxima-se o mais possível da condução de um veículo com motor de combustão interna, enquanto o modo “Range” ativa a função “one-pedal-drive”. Ao ativar este modo, é praticamente possível conduzir o Novo 500 utilizando apenas o pedal do acelerador. De facto, libertar o pedal origina maior desaceleração do que com um motor de combustão interna, quase como se se tivesse carregado no pedal do travão. Em todo o caso é necessário carregar no pedal do travão para imobilizar totalmente a viatura. No entanto, em utilização regular e com mais prática, pode eventualmente a aprender a conduzi-lo usando apenas o pedal do acelerador.

O motor debita 87 kW de potência, proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (autolimitada) e uma aceleração de 0-100 km/h em 9,0 segundos e de 0-50 km/h em 3,1 segundos.

Condução Autónoma de Nível 2 e conectividade

O automóvel do futuro não é apenas um citadino elétrico, dá mais um passo em frente: passa literalmente para o nível seguinte, ao ser a primeira viatura do seu segmento a oferecer condução autónoma de nível 2, transferindo para a mobilidade urbana todos os benefícios inerentes.

Uma câmara dianteira com tecnologia de monitorização supervisiona todas as áreas da viatura, tanto em sentido longitudinal como lateral. O Cruise Control Adaptativo inteligente (iACC) trava ou acelera em função de tudo: veículos, ciclistas, peões. A Assistência à Manutenção no Centro da Faixa mantém o veículo no centro da faixa de rodagem quando as marcações da estrada estão corretamente identificadas.

A Assistência Inteligente de Velocidade lê os limites de velocidade e recomenda a sua aplicação, enquanto o sistema de Monitorização Urbana de Ângulos Mortos utiliza sensores de ultrassons para vigiar os ângulos mortos e alertar para a presença de obstáculos com uma luz de aviso triangular no retrovisor exterior. O Sensor de deteção de fadiga, por sua vez, exibe alertas no visor, recomendando uma paragem para descansar quando o condutor está fatigado. Por fim, os sensores a 360° oferecem uma visão tipo drone para evitar obstáculos ao estacionar ou ao executar manobras complexas.

A terceira geração do 500 é o primeiro modelo da FCA equipado com o novo sistema de informação e entretenimento UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro. Com o objetivo de oferecer aos clientes uma experiência completamente nova, a FCA utiliza um sistema operativo Android Auto intuitivo e com excecionais possibilidades de personalização. É possível, por exemplo, usar menus interativos para configurar o modo como funções e apps são exibidas. Apple CarPlay já está disponível sem recurso a fios. O sistema está também preparado para oferecer a mesma funcionalidade para Android Auto.

Em resumo, o Novo 500 proporciona perfeita integração com o smartphone, oferecendo um ecrã tátil de alta definição de 10,25”, com formato horizontal de fábrica que se encaixa na perfeição no tabliê da viatura, adaptando-se às suas linhas.

O UConnect 5, combinado com o Módulo Telematic Box e com a função obrigatória de Chamadas de Emergência, fornece aos clientes uma série de inovadores serviços de conectividade:

  • My Assistant: sistema que liga o cliente a um assistente para solicitar ajuda em caso de avaria e obter apoio para resolver quaisquer problemas. O cliente recebe ainda, por e-mail, um relatório através do qual pode verificar o estado atual da viatura.
  • My Remote: a partir do smartphone, o cliente pode verificar o nível de carga da bateria e locais de carregamento; identificar a localização exata da viatura; bloquear e desbloquear as portas; ligar e desligar as luzes e programar o sistema de ar condicionado.
  • My Car: para avaliar as condições da viatura, com verificação imediata de vários parâmetros, desde a pressão dos pneus até ao plano de assistência.
  • My Navigation: através da app móvel, é possível enviar o destino para o sistema de navegação da viatura, identificar o percurso, verificar as condições do trânsito e do tempo ao longo do trajeto e identificar a presença de radares. Também se pode ver quais os pontos de carregamento situados nas proximidades, localizando graficamente no mapa os pontos existentes dentro do raio de autonomia da viatura com base no nível de carga da bateria no momento. Os mapas manter-se-ão atualizados através de ligação sem fios.
  • My Wi-Fi: um autêntico hotspot que liga simultaneamente até oito dispositivos eletrónicos à Internet, tal como em casa. My Wi-Fi também permite interagir com a viatura graças à tecnologia de assistente de voz da Amazon Alexa, líder no respetivo setor.
  • My Theft Assistance: os clientes são imediatamente notificados no caso de furto da sua viatura. Assim que o furto é confirmado pelas autoridades policiais, o sistema de assistência presta apoio na localização da viatura.

Em suma, o Novo 500 nasceu perfeitamente conectado: dialoga consigo tanto dentro como fora do veículo, permitindo-lhe definir antecipadamente o percurso de navegação e encontrá-lo já à temperatura desejada. Quando abrir a porta, o seu telemóvel ficará conectado em apenas 5 segundos. Já nem sequer vai precisar de utilizar o cabo de carregamento.

A versão de lançamento utiliza também o sistema de interface de Linguagem Natural, com reconhecimento de voz avançado, para que possa dialogar com o seu carro para controlar parâmetros, regular o controlo do ar condicionado e escolher as suas músicas favoritas.

Estilo e design

Em termos de estilo, o Novo 500 implementa a mobilidade futura de um modo totalmente italiano, juntando o grande legado das duas gerações precedentes. Porque nunca podemos esquecer o que o Novo 500 é: um citadino icónico que mantém proporções estilísticas e design depurado, um sinal dos nossos tempos. Clássico, atraente e enraizado em 63 anos de história. Durante a fase de design, o Centro de Estilo Fiat trabalhou com linhas sóbrias, utilizando uma linguagem consistente para definir o visual da terceira geração: fresco, avançado e compacto, mas mais sinuoso e elegante, elaborado em torno de uma abordagem mais ligada às proporções do chassi. Isto tornou-o atraente em termos espaciais, proporcionando uma perceção de maior estabilidade e de dimensões mais imponentes.

Outro requisito foi dar de imediato ao modelo um logótipo 500 específico, que pela primeira vez surge no centro no símbolo dianteiro, no lugar do logo Fiat. O atual logo 500 na traseira mantém a ligação ao passado, embora transformado especificamente para a versão elétrica: diferenciado e embelezado por um contorno Azul-claro, com um jogo de design e cor que transforma o zero final na letra “E”.  

O Novo 500 tem todos os elementos de estilo, mas mais tranquilos, mais depurados, mais frescos. A frente é vertical, como na versão de 1957, tornando o modelo menos fugidio, quase como se quisesse confrontar a estrada, tendo ainda sido acentuada a imagem dinâmica da lateral. A linha divisória da primeira geração separava o capô dos faróis circulares, enquanto, atualmente, essa separação foi redesenhada, dividindo os faróis elíticos modulares com umas “pestanas” no capô. Os faróis, de formato ligeiramente mais elítico mas ainda icónico, são tecnológicos e modernos, proporcionando um visual mais apelativo, enquanto os puxadores das portas, completamente à face da carroçaria, dispõem de compartimento para o desbloqueio elétrico. Um automóvel sorridente, que não perdeu a conotação de ‘despreocupação’ expressa pela frente empática, nem mesmo na terceira geração.

As suas linhas revelam o mesmo espírito criativo. A substância da nova plataforma deu ao 500 da terceira geração uma presença fantástica: mede mais 6 cm de largura e mais 6 cm de comprimento, a distância entre eixos aumentou 2 cm e as rodas são maiores e mais afastadas, conferindo ao modelo personalidade mais forte e maior conforto, apesar de o comprimento ficar abaixo de quatro metros.

O elegante interior do 500 elétrico é completamente novo, com claras referências a elementos da primeira geração. Qual designer de interiores, o Centro de Estilo decorou o interior distribuindo os volumes de modo eficiente, com o objetivo de alcançar simplicidade de formas, beleza de acabamentos e claridade visual. Isto está patente no amplo e esbelto tabliê e nas soluções de arrumação modular entre os bancos dianteiros, onde originalmente estava colocada a alavanca de velocidades, melhorando significativamente o conforto percebido. Há mais espaço para os ombros e para as pernas, enquanto o fundo plano consegue albergar as baterias de iões de lítio sem comprometer a capacidade da bagageira, que permanece inalterada. O resultado é um ambiente bem concebido e mais desanuviado, com menos botões e com linhas alegres e harmoniosas que têm tudo a ver com sustentabilidade. Tal como para o Fiat 500 Hybrid, incluindo a versão elétrica, alguns níveis de equipamento dispõem de bancos em que foi utilizado tecido “Seaqual”, derivado de plástico recolhido do fundo do mar, enquanto outras versões fazem amplo recurso a ecopele, em vez de pele genuína.

Fantástico entusiasmo

O Fiat 500 sempre foi sinónimo de entusiasmo. E a terceira geração está pronta para surpreender, mesmo antes de se carregar no botão da ignição. O novo 500 estreia em versão cabrio: o primeiro descapotável de quatro lugares com zero emissões: todo a céu aberto, todo elétrico, todo silencioso. Como ícone de La Dolce Vita, teve de renascer para despertar todo o charme das suas formas e do seu som. Sobre o tema do som, eis outro exclusivo elemento do novo citadino, que estará disponível numa fase posterior: o Sistema de Alerta Acústico do Veículo (Acoustic Vehicle Alert System – AVAS), um aviso sonoro para peões, obrigatório a velocidades até 20 km/h; o som escolhido não é o de um aviso comum, mas sim a música de Amarcord, de Nino Rota, ao mais puro estilo Dolce vita, exemplo da mais genuína criatividade italiana.

Edição de lançamento “la Prima” disponível para pré-encomenda

Um sonho tornado realidade: a edição de lançamento “la Prima”, série limitada projetada para o lançamento do Novo 500, dona do seu próprio estilo, de exclusividade, de tecnologia e de conectividade. 

A partir de hoje, e em Portugal a partir de 16 de março, pode ser encomendado através de um sistema de pré-reserva online em www.fiat.pt, seguindo um simples procedimento de apenas três cliques.

Estilo. É claramente um 500 e, como tal, só poderia personificar estilo e atenção a todos os pormenores. Além disso, é elétrico e, portanto, sustentável, e até a escolha das cores foi inspirada na natureza e nos elementos básicos. O “la Prima” está disponível em três cores:

  • Cinzento Mineral (metalizada), evocativo da terra,
  • Verde Ocean (nacarada), representando o mar,
  • Azul Celestial (tricamada), uma homenagem ao céu.

A versão de lançamento oferece ainda faróis dianteiros Full LED, estofos em ecopele, jantes com corte diamante de 17” e aplicações cromadas nos vidros e nos painéis laterais.

Exclusividade. Quem deseja o Novo 500 “la Prima” espera que todos os seus detalhes sejam exclusivos: Monograma Soft Top e placa numerada “1 of 500” ao lado do nome do país onde a viatura foi comprada, para as primeiras 500 unidades vendidas nos principais mercados.

Tecnologia. O “la Prima” é equipado com os mais avançados sistemas ADAS:

  • Travagem de Emergência Autónoma com deteção de peões e Assistente de Velocidade Inteligente
  • Controlo de Faixa de Rodagem;
  • Câmara de visão traseira de alta resolução com linhas-guia dinâmicas;
  • Cruise Control Adaptativo inteligente (iACC) e Assistência à Manutenção no Centro da Faixa;
  • Faróis automáticos e gestão de Luzes de Máximos/Médios;
  • Chamadas de Emergência;
  • Travão de estacionamento elétrico.

Obviamente, é equipado com Sistemas de Condução Autónoma de Nível 2, pela primeira vez num citadino.

Conectividade. O novo sistema de informação e entretenimento UConnect 5: Ecrã TFT de 7’’, Rádio com Ecrã Tátil de 10,25’’ NAV, ligação sem fios CarPlay / Android Auto, Módulo Telematic Box.

O cabrio “la Prima”, fornecido com equipamento completo, é o único descapotável de quatro lugares elétrico. Oferece de série os novos conteúdos, como carregador rápido de 85 kW e tabliê e bancos revestidos de ecopele. 

Para reservar a edição limitada “la Prima”, basta entrar no website www.fiat.pt e, com apenas três cliques e um depósito de 500 €, pode tornar-se parte da mobilidade do futuro. Os passos requeridos são realmente simples e rápidos: escolha a cor, registe-se e escolha um concessionário, efetuando então um depósito de 500 €, sempre reembolsável. Este único e exclusivo sistema utiliza o seu código postal para identificar incentivos ambientais, exibindo o preço final, bem como os benefícios nacionais e locais disponíveis na sua área. Os 500 € não representam um sinal, mas sim uma prova de interesse na compra de um exemplar da edição limitada “la Prima”, disponível em número restrito em cada país.

O preço do Novo 500 “la Prima” Cabrio, incluindo Easy WallboxTM, é de 37.900 € (não incluindo benefícios ambientais do país).

Leonardo DiCaprio, avalista do projeto do Novo 500

Para apoiar o desenvolvimento da estratégia do Novo 500, inspirada na mudança e no desejo de dar à Terra um futuro melhor, a Fiat aliou-se a uma estrela empenhada, há mais de 20 anos, no combate às alterações climáticas e na defesa da biodiversidade: Leonardo DiCaprio. O ator e ativista americano abraçou a filosofia do Novo 500 e quis dar o seu aval à missão da Fiat.

A campanha de vídeo “All-In”, hoje carregada no YouTube e dedicada à edição de lançamento “la Prima”, mostra DiCaprio a convidar todos a darem um importante contributo no combate às alterações climáticas, a fim de atingir sustentabilidade: “We need to go all in” [todos temos de contribuir], diz no seu discurso. A Fiat aceitou o desafio, desempenhando a sua parte nesta missão através da sua mais valiosa joia, o 500, oferecido como o primeiro modelo da Marca totalmente elétrico. Ao eletrificar totalmente o 500, podemos ajudar a preservar a Terra, a nossa casa. O vídeo* “Reincarnation” também disponível no YouTube, conta a história de uma marca que tem transformado ao longo dos anos e que tem inspirado a mudança desde 1957, nas palavras do próprio vídeo. “Reincarnation” coloca questões sobre a vida, a sua evolução e sobre a Fiat, e encontra respostas no seu mais icónico modelo.

Esta estratégia de partilhar ideias e projetos inclui ainda outros parceiros com os quais a Fiat trabalhou nos Exemplares Únicos, os três primeiros veículos exclusivos e especiais do Novo 500, que serão vendidos num leilão solidário e cujos proventos reverterão a favor de uma das organizações de defesa do ambiente de Leonardo DiCaprio.

*Todos os direitos reservados, este videograma é da exclusiva propriedade da FCA e é protegido por direitos de autor. A visualização deste videograma é permitida apenas via os canais oficiais Fiat e apenas pode ser acedido num número limitado de países. O vídeo não pode ser descarregado, não pode ser copiado, reproduzido, modificado, reencaminhado ou torná-lo acessível a terceiros sem a prévia autorização escrita da FCA. Qualquer utilização para fins diferentes dos que estão estabelecidos neste documento é expressamente proibido e será considerado uma violação dos direitos da FCA.

Os Exemplares Únicos

Os três Exemplares Únicos a serem apresentados em Milão constituem uma prova de como a sustentabilidade alargada e o desejo de ir diretamente ao cerne da questão para melhorar a Terra estão fortes. Empresas como a Giorgio Armani, a Bvlgari e a Kartell, símbolos da excelência italiana em todo o mundo, participaram no projeto do Novo 500 com o desejo comum de dar nova vida à mudança, criando três modelos únicos para celebrar a chegada do primeiro projeto do Novo 500 e quiseram, juntos, dar voz a esta mudança criando três peças únicas que festejam o nascimento do primeiro modelo da FCA totalmente elétrico desde a fase inicial.

O 500 sempre foi um ícone italiano, o modelo compacto da Fiat que abriu o seu próprio caminho no mundo, tendo-se tornando recordista de vendas da FCA no estrangeiro e parte integrante da coleção do MoMA, em Nova Iorque. Comparável a um fato de alta-costura, a um objeto de design, a uma joia, a Fiat selecionou os melhores de entre os melhores para o projeto do Novo 500 – Armani, Bvlgari e Kartell. A partir da junção de todos os seus valores, nasceram três Exemplares Únicos muito especiais, marcados em particular pelo estilo, pela criatividade e pela qualidade artesanal, com base na utilização de materiais naturais, reciclados e recuperados.

500 Giorgio Armani

Só Giorgio Armani, o inquestionável representante mundial da elegância italiana, poderia ser o intérprete do estilo.  A sua casa de alta-costura criou a própria versão do 500 elétrico, o 500 Armani, em nome da alfaiataria intemporal e da sustentabilidade. Ao utilizar tecnologia a laser, Armani quis moldar o metal que cobre a carroçaria (eventualmente decapando-o) com uma exclusiva gravação de um micropadrão em ziguezague, aproximando-o o mais possível das três dimensões de um tecido. O resultado é ainda realçado por um tom com “efeito seda” cinzento-verde Armani. De referir que também a tinta opaca utilizada no exterior é um produto inovador. Enquanto o logo “GA” é um elemento forte do design do volante e de personalização do tecido da capota, os vidros de cor âmbar aumentam o nível de harmonia e sofisticação da viatura.

Os tons neutros e elegantes continuam no interior: os bancos são revestidos de pele natural de flor integral certificada, fornecida pela Poltrona Frau, numa cor “greige” com faixas em madeira com micropadrão em ziguezague, enriquecido com pormenores com origem no trabalho artesanal feito nos melhores produtos em pele.

O caráter natural e a autenticidade dos materiais são ainda realçados pela sinuosa e escultural aplicação no tabliê, revestida com madeira de poro aberto reconstituída, enriquecida com finas camadas de alumínio embutido que vai buscar inspiração e contemporaneidade à linha Armani/Casa.

B.500 “MAI TROPPO”

O Exemplar Único B.500 “MAI TROPPO”, da Bvlgari, é uma homenagem ao trabalho artesanal e à beleza. O 500 sempre desempenhou um papel em La Dolce Vita, ícone italiano nascido do amor pela beleza e pela arte. A nova intérprete destes valores é a Bvlgari, um emblema da excelência italiana, uma marca que se tem renovado ao longo dos anos ao reescrever as regras da joalharia mundial e ao lançar tendências que se tornaram ícones do design contemporâneo. O Novo 500 é uma autêntica joia por direito próprio, com interiores nos melhores materiais, enriquecidos com a atenção dedicada aos pormenores e com acabamentos únicos que evocam as vívidas e inconfundíveis combinações de cores e motivos que enaltecem as origens romanas da Bvlgari.

Não poderia, portanto, ter sido escolhido outro nome a não ser “MAI TROPPO” [nunca é de mais].

Este Exemplar Único ostenta uma pintura nacarada cor de açafrão, tonalidade emblemática da Bvlgari, inspirada nos matizes dos pores-do-sol romanos. Este efeito é realçado por uma nuance na pintura produzida por uma técnica manual especial. A tinta “açafrão” enfatiza o caráter de “joia” próprio de alguns automóveis, graças à inclusão de pó dourado obtido com resíduos da produção de joalharia. Resultado: uma viatura amiga do ambiente que resplandece com a própria luz. Além da pintura dourada, o B.500 dispõe de soleiras laterais e de frisos dianteiros realizados com recurso à técnica de vitrificação, de jantes de design específico em forma de estrela, histórico símbolo da Bvlgari, pintadas de preto e com guarnição dourada, e de um emblema lateral tipo “joia” em ouro polido com logo B.500 sobre pavé de diamantes. A filosofia de reutilização continua no interior, com a faixa do tabliê ainda mais elegante graças ao revestimento com lenços em seda pertencentes ao legado da Bvlgari, provenientes de coleções do passado. Os bancos são em pele genuína com inscrição “Diva” bordada, pormenores dourados e aplicações de lenços. Mas a verdadeira joia do interior são três pedras semipreciosas, ametista, topázio e quartzo citrino, incrustadas numa pregadeira amovível, concebida pelo mestre ourives da Bvlgari e colocada no centro do volante.

500 Kartell

Criatividade e inovação foram os elementos inspiradores do Exemplar Único 500 Kartell, a icónica marca de design industrial italiano que continuamente experimenta e procura estéticas novas e funções originais para plásticos. Nos últimos anos, a Kartell tem também estado empenhada no desenvolvimento de plásticos cada vez mais sustentáveis.

O Novo 500 Kartell é uma mistura perfeita de materiais que se unem para dar vida a um genuíno objeto de design contemporâneo.

O exterior apresenta um conceito de “cor monobloco”, em que diferentes tipos de materiais – metal, vidro, borracha, plástico e tecido – são interpretados recorrendo à mesma cor: azul Kartell, derivado do azul Yves Klein, um tom universalmente reconhecido e um ícone da marca. As superfícies da carroçaria são em azul Kartell com efeito espelhado obtido com uma tinta cromada ecológica. Os logótipos das duas marcas destacam-se na carroçaria graças ao acabamento com policarbonato polido que transmite uma sensação de solidez e profundidade.

Os elementos mais simbólicos do exterior, além do efeito da cor, são os componentes fabricados em policarbonato reciclado proveniente de projetores parabólicos, utilizado na grelha dianteira, nas jantes e nas capas dos retrovisores. Estes objetos apresentam um exclusivo design, inspirado no candeeiro Kabuki da Kartell, com um motivo criado e desenvolvido pelo designer Ferruccio Laviani para guiar a identidade do novo modelo, com detalhes únicos que evocam a textura do candeeiro e que se tornam elementos especiais da viatura. No interior, continua a dominar o padrão Kabuki, com um revestimento de policarbonato na aplicação no tabliê e também, de forma transparente, nos bancos.

Surpreendente, o contraste entre o azul Kartell do exterior e o brilho do interior, que oferece um ambiente claro e luminoso, combinando tons quentes e tons frios. Os plásticos têxteis táteis utilizados no interior são 100% em polipropileno reciclado, exatamente como as cadeiras da mais recente coleção Kartell. Os tecidos, em poliéster totalmente reciclado, distinguem-se pelo aspeto natural e acolhedor.

Fiat 500,“Ícone Italiano e Membro Honorário” da Altagamma

A estreia mundial do Novo 500 em Milão é também a oportunidade ideal para anunciar a confirmação do Fiat 500 como “Ícone Italiano e Membro Honorário” da Altagamma, a associação que, desde 1992, reúne as melhores empresas da Alta-Costura e da Indústria Criativa que promovem a excelência e o lifestyle italianos em todo o mundo. De abrangência única, a Altagamma acolhe 107 marcas dos setores da moda, do design, da joalharia, da gastronomia, da hospitalidade, da adrenalina e do bem-estar. No conjunto, contam com mais de 9000 anos de história, com uma média de 85 anos por empresa. Hoje, o Fiat 500, símbolo do Made in Italy, ícone e embaixador do Lifestyle italiano em todo o mundo, torna-se “Membro Honorário” da prestigiada associação. O citadino da Fiat, agora na terceira geração, está na crista da onda desde 1957. Em 63 anos de história, criou a sua própria posição no mundo, tendo-se tornado um símbolo da mobilidade urbana do passado, do presente e do futuro.

Com o novo estatuto, o Fiat 500 assume o seu lugar numa sólida colaboração de longa data entre a FCA e a associação, que já deu origem à inclusão de outras marcas do Grupo na Altagamma.

%d bloggers like this: