Chegou a hora! Está prestes a começar o Campeonato de Portugal de Ralis, um dos momentos mais importante na temporada para a The Racing Factory. Com o objectivo de lutar pela vitória à Geral e nas Duas Rodas Motrizes, a equipa competirá na ronda inaugural do CPR com Armindo Araújo aos comandos de um novíssimo Skoda Fabia R5 Evo e Pedro Almeida, ao volante de um Peugeot R2.
Depois de várias sessões de testes realizadas e de todas as afinações testadas, a The Racing Factory mostra-se confiante para este primeiro grande desafio. “Não tenho dúvidas que o trabalho feito até aqui foi bem conseguido e que estamos preparados para lutar pela vitória tanto à Geral, como nas 2RM. Não será uma tarefa fácil face à concorrência, mas acredito que estamos à altura do desafio”, começou por explicar Justino Reis, Team Manager da equipa de Santa Maria da Feira, antes de falar um pouco mais deste desafio: “Para além do Armindo Araújo e Pedro Almeida, vamos ter o Aloísio Monteiro a apoiar a organização em termos de segurança, cumprindo funções de ‘Carro 0’ e ainda uma grande novidade: a presença do piloto italiano Enrico Oldrati, que participa regularmente no Junior WRC, a correr pela The Racing Factory ao volante de um Peugeot 208 R2. Dar assistência a quatro carros será um desafio para o qual estamos preparados. Todo o capital humano da TRF estará a postos e pronto para dar tudo pela equipa.”
Armindo Araújo, uma das grandes apostas da The Racing Factory para a temporada 2020, mostra-se confiante para o primeiro rali do ano e não esconde a vontade de entrar a vencer: “Vamos iniciar em Fafe um novo projecto, com um novo carro e equipa. Ainda teremos um teste de preparação, antes do rali, mas estamos muito optimistas e confiantes para começar a temporada com um bom resultado. Queremos estar na discussão pela vitória”, admitiu.
Já Pedro Almeida que, em Fafe, volta a competir numa viatura de duas rodas motrizes, está motivado para este primeiro evento: “Este primeiro rali da época vai acima de tudo servir para perceber em corrida o trabalho que temos feito na condução do Peugeot e na adaptação a um duas rodas motrizes. É uma nova realidade a que nos estamos a adaptar, exigente mas cujos frutos vamos ter à frente. Fizemos dois testes no carro e estamos satisfeitos com a evolução que registamos, na certeza de que em Fafe ao longo da corrida vamos somar novas aprendizagens que nos vão ser importantes para a temporada, e esse é o objetivo em que estamos focados”, explicou o famalicense.
O jovem piloto italiano, Enrico Oldrati, também não esconde a sua motivação para a participação na primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis, principalmente porque poderá preparar da melhor forma a sua participação no Rally de Portugal. “Estou muito feliz por regressar a Portugal para participar no Rallye Serras de Fafe. Vou aproveitar este rali para preparar o meu terceiro Rally de Portugal, que decorrerá em Maio, e no qual estive perto de vencer anteriormente. Este ano quero estar preparado para a prova e com a colaboração da The Racing Factory tenho certeza que podemos alcançar grandes resultados juntos”, destacou o piloto de 24 anos.
Aloísio Monteiro, por seu turno, admite que este regresso antecipado ao Skoda Fabia R5, não terá componente desportiva associada mas também servirá, naturalmente, para acumular mais quilómetros ao volante da viatura da marca checa. “As funções de ‘Carro 0’ são muito específicas e não podemos lutar por tempos. O nosso objetivo é ser os olhos da organização nos troços deste fantástico rali e esperamos estar à altura da confiança que a Demoporto, na pessoa do Sr. Presidente Carlos Cruz, depositou em nós. Ainda assim, vamos aproveitar para somar mais quilómetros e, de certa, forma preparar para os desafios da temporada 2020 no Campeonato da Europa de Ralis”, explicou o piloto e CEO da The Racing Factory.
O Rallye Serras de Fafe e Felgueiras disputar-se-á entre os dias 28 e 29 de Fevereiro, com as passagens míticas por Luílhas, Confurco e Salto da Pedra Sentada, num total de 13 especiais cronometradas.