Foi, uma vez mais, na Fábrica de Braço de Prata que a organização do Desafio Total/Mazda realizou a cerimónia de entrega de prémios da temporada de 2017, tendo ali consagrando a dupla Pedro Dias da Silva/José Janela. Vencedora conjunta de três das cinco provas do ano passado – as bajas TT Capital dos Vinhos, Pinhal e Portalegre 500 – e com o piloto a somar, também, os pontos da vitória nas 24 Horas de Fronteira, ambos sucederam, assim, a Etelvino Carvalho/João Penedo, na galeria dos ‘Campeões’ do Desafio.
Foi um ano bastante animado nas lutas pelos lugares da frente, por onde passaram muitas das duplas que, aos comandos dos Mazda Proto com visual CX-5, disputaram a temporada 2017 do Desafio, havendo que destacar a dupla Bruno Rodrigues/Ricardo Claro, tendo alcançado a sua primeira vitória na Baja TT Idanha-a-Nova e que lhes permitiu terminarem o ano nos lugares do pódio do Desafio. Houve também atribulações, decorrentes da extrema dureza de algumas provas, e que impediram que alguns resultados que se vislumbravam se pudessem consolidar no seu final, deitando por terra as contas e as esperanças dos diferentes candidatos aos títulos.
Adicionalmente, a organização atribuiu os “Prémios Prestígio”, sendo o troféu de “Melhor Preparador” sido entregue à PRK Sport, responsáveis pela preparação do Mazda Proto da dupla vencedora, e o de “Melhor Concessionário Mazda” entregue à gerência da Julião & Filhos, que ao longo do ano apoiou os agora ‘Campeões’.
Relativamente à nova temporada do Desafio Total/Mazda, José Santos, responsável da Mazda Motor de Portugal pela competição, sublinha que: “com enorme agrado que a Mazda e a Total voltam a dar corpo a esta competição que já criou raízes no panorama do TT Nacional. Veremos o que ano de 2018 nos reserva, decorrente das mudanças que operámos e que, acreditamos, irão incrementar a animação em torno desta nossa competição.”
Classificações Finais do Desafio Total/Mazda 2017
Pilotos: 1º Pedro Dias da Silva, 127 pontos (Campeão); 2º Pedro Salgueiro, 60; 3º Bruno Rodrigues, 56; 4ºs Nuno Tordo, Bruno Oliveira e Francisco Gil, 18; 7º Floriano Roxo, 10.
Navegadores: 1º José Janela, 87 pontos (Campeão); 2º Ricardo Claro, 56; 3º Luís Ribeiro, 24; 4ºs António Serrão, Paulo Marques e Filipe Rasteiro, 18; 6º Nuno Roxo, 10.
10 Anos de Desafio Total/Mazda: Palmarés
Ano Piloto Navegador
2017 Pedro Dias da Silva José Janela
2016 Etelvino Carvalho João Penedo
2015 João Rato João Ratinho
2014 Carlos Pinto Miguel Sanchez
2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves
2012 João Rato José Motaco
2011 João Rato José Motaco
2010 João Pais João Rato
2009 João Pais –
2008 Bruno Oliveira –