Notícias do Mundo Motorizado

21 Participantes na Ronda inaugural da Peugeot Rally Cup Ibérica e Segunda Prova do Troféu Português de 2025

Serão 21 os “Leões” presentes no Rali Terras D’Aboboreira – Amarante / Baião / Marco de Canaveses, a segunda jornada da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025, que ocorre pouco mais de um mês após o entusiasmante arranque da competição portuguesa. O rali marca, também, o início da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2025, dando início à sétima época do bem-sucedido troféu que percorre múltiplas classificativas de ambos os lados da fronteira.

Num pelotão recheado de irreverência e talento contam-se três nacionalidades diferentes, com as duplas lusas em maior número. São 14 as tripulações portuguesas que recebem a companhia de seis equipas espanholas e ainda uma gaulesa, evidenciado o carácter internacional dos troféus da PEUGEOT, que continuam a atrair jovens pilotos, dentro e fora da Península Ibérica. A esperá-los estarão 10 Especiais e 114,39 quilómetros ao cronómetro, numa prova desafiante e exigente em pisos de terra.

Retomando as primeiras lutas desenhadas no Algarve, Guilherme Meireles / Pedro Alves, Rafael Rêgo / Ana Gonçalves e Ricardo Sousa / Luís Marques – os vencedores dessa contenda – regressam para um segundo embate, juntando-se-lhes mais onze duplas portuguesas. De Espanha destacam-se Javier Cañada / Aday Ortiz, vencedores do Rallye Sierra Morena, primeira prova do Desafío PEUGEOT 2025, Giovani Fariña / Alejandro Rodriguez e ainda Iago Gabeiras / Ian Quintana, dupla que este ano apostou na competição portuguesa. Baptiste Panissié / Theo Pallu são os únicos não ibéricos, aventurando-se no que será uma estreia de fogo. O grupo inclui uns quantos estreantes em qualquer destes dois troféus de ralis da PEUGEOT.

Todos competem nos PEUGEOT 208 Rally4, máquina de eleição para jovens pilotos dos quatro cantos do mundo, pela sua fiabilidade e competitividade, que garante sempre um espetáculo de grande nível, renhido e de elevada incerteza, no rali e nas duas iniciativas coorganizadas pela PEUGEOT PORTUGAL e PEUGEOT ESPANHA, com o apoio logístico da Sports & You.

UM RALI, DUAS COMPETIÇÕES

Pela primeira vez em 2025 e tal como há um ano, o tiro de partida do Rali Terras D’Aboboreira – Amarante / Baião / Marco de Canaveses do próximo fim de semana terá dupla valência, pois não só marcará o início da segunda prova da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025, como também do primeiro confronto da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2025.

Os 21 inscritos irão lutar pelos 15 mil euros em jogo para a PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL, assim como pelos pontos para a classificação, que garante ao ‘Campeão’ a participação num rali em 2026, com uma viatura da categoria Rally 2 do grupo Stellantis. Nas contas da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, jogam-se as primeiras cartadas de uma luta que se antecipa acirrada. Ao ‘Campeão ’é garantido um programa oficial em Portugal ou Espanha em 2026. Prémios que certamente vão motivar os participantes desta jornada no norte de Portugal.

Neste lote de inscritos, mescla-se a experiência dos pilotos mais conhecedores e a irreverência das jovens promessas, a bordo dos PEUGEOT 208 Rally4, máquinas usadas nas quatro épocas anteriores do troféu ibérico e noutros pontos do planeta. Trata-se de um dos automóveis de ralis da categoria Rally4 mais vendidos em todo o mundo.

Vinda de um triunfo suado e motivador no Rallye Casinos do Algarve, a dupla Ricardo Sousa / Luís Marques inicia o fim de semana com o rótulo de favorita na PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL, liderando a classificação geral, à frente da dupla Iago Gabeiras / Ian Quintana, com Guilherme Meireles / Pedro Alves na terceira posição. Destaque também para Rafael Rego / Ana Gonçalves, que foram protagonistas na emocionante prova algarvia.

De Espanha chega a dupla Javier Cañada / Aday Ortiz para dar continuidade ao bom momento iniciado na vitória no Rallye Sierra Morena, primeira prova do Desafío PEUGEOT 2025 (denominação do troféu espanhol), apontando às posições de topo na PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. O mesmo pretendem alcançar Giovanni Fariña / Alejandro Rodriguez, a dupla que mais próxima ficou dos vencedores daquele rali espanhol.

Nota de destaque para a presença de uma dupla francesa. Baptiste Panissié / Theo Pallu chegam a Portugal para a sua primeira aventura fora do seu país natal, ganhando experiência para outros voos, num rali que conta com uma lista de inscritos de luxo, já com vista à preparação para o Rally de Portugal. Nada melhor que aprender onde os melhores se preparam.

Nas duplas lusas, Hélder Miranda terá um novo navegador para esta prova (André Bastos), tal como Rafael Antunes, que terá ao seu lado Paulo Lopes.

Acrescente-se que as 21 equipas – seis tripulações espanholas, uma francesa e 14 portuguesas – estão inscritas na PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL e na PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. Os pilotos portugueses irão, também, bater-se pelos melhores lugares no CPR / 2 Rodas Motrizes, categoria onde o 208 Rally4 tem dado cartas, num Rali Terras D’Aboboreira que tem, também, estatuto internacional, ao pontuar para o FIA European Rally Trophy (ERT), para Pilotos e Navegadores, e para o FIA Junior ERT, para Pilotos.

LISTA DE INSCRITOS | RALI TERRAS D’ABOBOREIRA
Amarante / Baião / Marco de Canaveses

– 1ª prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2025

– 2ª prova da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2025

PilotoJúnior *NavegadorEquioa
32Ricardo SousaLuís MarquesProlama
33Javier CañadaAday OrtizOne Racing
35Iago GabeirasIan QuintanaROQ Motorsport
36Giovanni FariñaJúniorAlejandro RodriguezOne Racing
38Guilherme MeirelesJúniorPedro AlvesRacing 4 You
39Nahuel BarbaSantiago CabreraTRS
40Rafael RêgoJúniorAna GonçalvesThe Racing Factory
42Miguel GarcíaOsel Roman
43Sérgio DiasBruno AbreuPT Racing
44Alex EspañolBorja OdriozolaPuzzle Motor
46Henrique MonizJorge DinizDomingos Sport
47João AndradePedro SantanaFernando C Motorsport
48Gil AntunesDiogo CorreiaDomingos Sport
50Baptiste PanissiéTheo PalluPuzzle Motor
51Hélder MirandaAndré BastosFernando C Motorsport
52Filipe NogueiraPedro FigueiraFernando C Motorsport
53Eduardo SantosJúniorJosé MarquesRacing Together
55Rafael AntunesPaulo LopesPT Racing
56Francisco CustodioJúniorPaulo MarquesMNE
57Danny CarreiraJúniorMarco Vilas BoasWintech
58Joni GonçalvesPaulo SilvaPT Racing

Organizado pelo Clube Automóvel de Amarante, o Rali Terras D’Aboboreira – Amarante / Baião / Marco de Canaveses será a terceira prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) de 2025. Agendado para os dias 2 e 3 de maio, conta com um percurso total de 410,53 quilómetros, dos quais 114,39 cronometrados. No total, o rali integra 10 Especiais de Classificação, incluindo uma Super Especial de 2,07 quilómetros.

O centro operacional do evento ficará instalado na Casa DIFF e o Parque de Assistência, Zona de Refuel e Parque Fechado ocupará o perímetro da Metalocardoso, em Amarante. A fase pré-competitiva tem início na manhã de sexta-feira, 2 de maio, com o habitual Shakedown marcado para as 8h30, em Vila Boa de Quires.

A competição arranca nessa mesma tarde, com a primeira secção a partir de Amarante às 15h30. A primeira especial cronometrada será disputada às 16h00, com o troço de Amarante, que terá uma extensão de 7,72 km. Segue-se a classificativa Marco, com 6,88 km, marcada para as 17h15. A jornada termina com a Super Especial noturna, Marco Rios de Emoção, com 2,07 km, que terá lugar junto ao Tribunal de Marco de Canaveses, a partir das 21h00. A segunda e derradeira etapa do rali realiza-se no sábado, 3 de maio, com arranque previsto para as 08h00. A manhã inclui três especiais: Marco 2, com início às 09h10, Baião, com 12,72 km às 09h45, e Marão, com 14,07 km a disputar-se às 10h30. Após uma paragem para assistência, o rali prossegue com a segunda passagem pelo troço de Amarante, que será percorrido às 13h35. O troço de Aboboreira, o mais longo da prova com 21,13 km, está agendado para as 14h25. A segunda passagem por Marão terá lugar às 15h20, enquanto a última classificativa da prova — Aboboreira 2 — está marcada para as 18h15. Esta última especial servirá como Power Stage, atribuindo pontos adicionais aos mais rápidos.

A cerimónia de pódio e entrega de prémios está agendada para as 19h40, na Avenida General Silveira, em Amarante, encerrando oficialmente o evento. No cômputo geral, o rali inclui 296,14 quilómetros de ligações, com 27,86% do percurso total reservado a troços discutidos contra o cronómetro.

** Nota: As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada.

%d bloggers like this: