Notícias do Mundo Motorizado

Gonçalo Guerreiro vence no Norte e soma “primeiro” triunfo no CPTT

A Baja TT Norte de Portugal trouxe novamente surpresas! Gonçalo Guerreiro, acompanhado por Pablo Moreno Huete, mais uma vez demonstrou seu talento e as capacidades do Polaris (T4), conquistando seu “primeiro” triunfo no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, já que a classificação de Castelo Branco continua suspensa e essa poderá ser na realidade a sua primeira vitória. A dupla luso-espanhola assegurou a vitória no último dia de prova, onde travou uma batalha intensa com o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, João Ferreira. Este, ao volante do Mini (T1+), foi forçado a atacar no derradeiro dia de competição devido a uma penalização de 5 minutos sofrida no sábado, por ter entrado com 5 minutos de atraso no parque fechado após parar para substituir a correia da direção, pois terminou o setor sem direção assistida. Ferreira partiu para a especial com cerca de 2 minutos e 30 segundos para recuperar, lutou e venceu o setor seletivo, mas não conseguiu a vantagem necessária para alcançar a liderança, terminando a prova a 39,3 segundos do vencedor da terceira ronda do CPTT I AM48.

“Balanço muito positivo. Conseguimos imprimir um ritmo forte desde o início, apesar de algumas situações nos terem atrasado no dia de ontem que, ainda assim acabámos por terminar na liderança fruto da penalização ao João Ferreira. Hoje se calhar também não entrámos tão bem, mas a meio do setor imprimimos um ritmo forte e com os azares dos outros e alguma sorte do nosso lado acabamos por por vencer a corrida. Acho que é uma vitória justa e a equipa fez um óptimo trabalho.”, afirmou Gonçalo Guerreiro.

Desta vez João Ferreira e Filipe Palmeiro não ficaram em primeiro lugar na terceira prova do CPTT 2025,  devido a uma penalização de cinco minutos que os deixou longe do líder da prova.

“Lutámos muito, demos absolutamente tudo e recuperamos tempo! Contudo, um toque numa árvore que resultou num furo fez-nos perder tempo e acabamos a 39.7s do Guerreiro, que está naturalmente de parabéns por este triunfo! Saímos com a sensação de que fizemos tudo, mas as corridas são assim mesmo! Os 25 pontos aqui somados vão ser muito importantes nas contas finais. Foi um balanço não digo positivo porque obviamente acabar em segundo não é o melhor, mas pensando nas contas do campeonato não foi nada mau, embora também não tenha sido o ideal. A organização fez um excelente trabalho, a prova estava excecional, muito semelhante à edição 2022, que gostei imenso e acho que voltamos a ter esse prazer de condução, corrida estreita obviamente como é característica do Norte, mas percurso estreito que dava para andar, e tanto que deu para ver os tempos dos T1+, T3 e T4 eram muito semelhantes, portanto, acho que é uma prova bastante equilibrada e bastante competitiva. Acabamos o SS1 de ontem de manhã sem direção assistida, e tivemos que trocar a correia na ligação para o parque fechado, demoramos e por isso entrámos atrasados na entrada do controle 5 minutos, que foi a nossa penalização, e que nos fez deitar tudo a perder” Declarações de João Ferreira ao Autosport.

Tiago Reis (Taurus) ficou no terceiro lugar do pódio Geral, vencendo ainda  entre os T3 , “Andamos sempre muito bem, cumprimos com o que era o nosso primeiro objetivo que seria vencer entre os carros da nossa categoria e conseguimos também estar na luta pelo resultado absoluto, e não fosse um problema com uma jante no Setor Seletivo 1 e um furo no final do Setor Seletivo 2 e talvez estivéssemos a falar de outro resultado em termos absolutos, porque nos registos intermédios chegamos a ser os mais rápidos em pista. Temos feito boas prestações e o TAURUS tem-nos dado bons indicadores que procuramos aproveitar tirando o máximo partido do que conseguimos fazer. Acima de tudo tem sido muito divertido conduzir este carro e conseguir vitórias e estes resultados” assinalou Tiago Reis.

A competição pelo título está emocionante, com Gonçalo Guerreiro e João Ferreira somando ambos 25 pontos nesta prova. Guerreiro ganhou por vencer à Geral, enquanto Ferreira conquistou todos os setores seletivos (3 pontos) e obteve o segundo lugar no Prólogo (2 pontos) e à Geral (20 pontos). O Campeão Nacional continua a liderar a competição com 72 pontos, e Guerreiro sobe ao segundo lugar com 57 pontos. A classificação da Baja TT Escuderia Castelo Branco ainda está suspensa, então essas classificações são provisórias e podem mudar.

Na categoria T1, César Sequeira e Filipe Sequeira (Mercedes) levaram a melhor, enquanto que em T2 foi a dupla Eduardo Rodrigues-António Nunes (Toyota) quem venceu e em T8 Filipe Chachopas-Francisco Ponte (BMW) levaram a melhor.

O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno prossegue em Maio, com a realização da Baja TT Ferraria, agendada para os dias 23, 24 e 25.

BAJA TT Norte de Portugal, 25 a 27 de Abril de 2025, Foto: Ricardo Oliveira / GO Agency
%d bloggers like this: