
Maria Luís Gameiro fez hoje história no Morocco Desert Challenge. A piloto do Team Motivo JCB fez uma prova a todos os títulos espectacular, vencendo a Taça das Senhoras e assegurando o quinto lugar à geral, numa das melhores prestações de uma dupla 100% feminina nesta prova. Um resultado tremendo, numa prova dura, recheada de desafios, que a equipa conseguiu sempre transpor, ainda para mais tendo em conta que este era apenas um teste para a dupla, com vista ao treino nas dunas.
Foram oito dias em grande para Maria Luís e a sua navegadora, Rosa Romero. Oito etapas muito exigentes, cada uma delas com vários tipos de terreno e sempre com a navegação a ser fulcral para um bom resultado. Foram também oito tiradas onde Maria Luís esteve sempre entre os mais rápidos.
As duas primeiras foram feitas com um ritmo cauteloso, sem arriscar muito. A exigência dos troços também pesou nos resultados da Etapa 1 (14ª) e da Etapa 2 (21ª). Mas veio o terceiro dia e tudo mudou. O segundo lugar conquistado catapultou a dupla 100% feminina do Mini T1+ para o top 10. E nem o 14.º posto na etapa 4, a maior desta prova, tirou a dupla do Team Motivo JCB dos dez primeiros. As etapas 5 e 6 deram 11º e 12º lugar, respetivamente, mas a 7.ª tirada da prova permitiu mais um resultado brilhante. O sexto tempo conquistado, permitiu a subida ao quinto da geral dos carros. A tarefa de hoje era, “apenas” manter o lugar conquistado… e fazer a festa.
E foi isso mesmo que Maria Luís e Rosa Romero fizeram. Com o 10º tempo no troço de hoje, que começou em Foum Zguid e terminou em Ouarzazate, a festa foi confirmada. Depois de 3150 km contra o cronómetro, Maria Luís confirmou o quinto lugar da geral nesta prova. Um feito espantoso de uma piloto que, cada vez mais, vai conquistando o seu lugar na cena do TT mundial.
No final da prova, a piloto de Cascais não escondia o contentamento por terminar com um resultado tão positivo: “Estou tão, mas tão feliz com este resultado! Trabalho sempre para chegar aos primeiros lugares, mas sabia que a concorrência era forte e que a prova seria muito desafiante. Mas com muito trabalho, meu, da Rosa, com quem adorei fazer este rali, e da equipa, sempre inexcedível, conseguimos este espetacular quinto lugar nos carros. Não estávamos focadas na classificação. Estivemos esta semana em Marrocos a testar, a aprender. A verdade é que o resultado final foi muito além do que alguma vez imaginei. A nossa gestão foi perfeita, a Rosa fez um trabalho fantástico na navegação e eu estou cada vez mais à vontade no Mini e com este tipo de terreno. Este quinto lugar e a vitória entre as senhoras são dedicados à minha equipa, a toda a minha família e amigos que me acompanham e a todas as mulheres que diariamente se superam e mostram toda a sua raça. Não podia estar mais orgulhosa desta prestação e 2025 está a ser um ano espetacular. Mal posso esperar pela próxima prova!”
