Notícias do Mundo Motorizado

José Pedro Fontes e Inês Ponte motivados para um dos campeonatos de ralis mais fortes da Europa


José Pedro Fontes e Inês Ponte não irão faltar à chamada e estarão, de novo, presentes nos troços do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), em defesa das cores do Citroën Rally Team, ao volante do já consagrado Citroën C3 Rally2.

Correndo juntos desde 2016, a dupla mantém a parceria de sucesso, encarando com motivação renovada um muito entusiasmante CPR 2025, recheado de bons projetos e de grandes talentos. Integrando um cartaz de luxo, unanimemente considerado um dos melhores campeonatos a nível europeu, a dupla do Citroën Rally Team volta a marcar presença assídua nas lutas pelos primeiros lugares dos ralis nacionais.

Para a temporada que se apresta a iniciar, os objetivos mantêm-se os mesmos: lutar pelas vitórias nos ralis e apresentar a melhor performance aos comandos de uma viatura que recebeu, recentemente, nova atualização de conteúdos, que lhe permite responder aos modelos da concorrência.

José Pedro Fontes encara, assim, esta temporada com o entusiasmo e a vontade de triunfar: “Vamos estar de novo presentes em toda a temporada do CPR 2025. A chegada de nomes sonantes e os projetos nacionais reforçados foram o catalisador para uma decisão fácil, a de continuar a lutar pelo CPR. O chamamento da competição foi mais forte e tínhamos de estar presentes nesta edição que promete ser memorável. Com o Citroën Rally Team temos todas as condições para chegar aos lugares de topo em cada rali, sendo que vamos trabalhar arduamente para que tal aconteça. A preparação da época já há muito que começou, sendo agora tempo de colocar a atenção na primeira prova do ano.”

O primeiro desafio – o Rally Serras de Fafe, Felgueiras Boticas e Cabeceiras de Basto – é uma prova conceituada e já bem conhecida de todos, com alguns dos troços mais míticos dos ralis em Portugal. Não só pontuável para o CPR 2025, como também para o Troféu Europeu de Ralis (ERT), mostra-se o palco ideal para o arranque da época: “É muito bom começar com um rali desta qualidade. É publica a minha preferência por pisos de asfalto, mas nos últimos anos temo-nos aproximado dos lugares cimeiros nos troços de terra e queremos manter essa tendência. A fórmula mantém-se para 2025, com muita confiança e muita vontade de lutar pelos melhores lugares, fruto não só das evoluções entretanto implementadas no nosso C3 Rally2, como também para comemorar a minha décima época a representar a marca Citroën, algo que é, para mim, um enorme orgulho”, acrescenta o piloto do Citroën Rally Team.

O RALLY SERRAS DE FAFE, FELGUEIRAS, BOTICAS E CABECEIRAS DE BASTO EM RESUMO

O Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto será a primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2025, disputando-se nos dias 7 e 8 de março. O seu percurso totaliza 510,98 km, dos quais 113,21 km serão cronometrados, divididos por 11 provas Especiais e uma City Stage, de 1,23 km.

O quartel-general estará no Pavilhão Multiusos de Fafe, com a fase pré-competitiva a começar na sexta-feira, 7 de março, com o Shakedown marcado para as 8h00. A 1ª Etapa tem início às 15h15 desse dia em Boticas e conta com três classificativas. A primeira especial, Boticas / Vale do Tâmega 1, tem 9,64 km e será disputada às 15h43, seguindo-se o troço Boticas / Sr. do Monte 1, com 11,53 km às 16h21 e depois Montim 1, de 8,74 km, que arranca às 17h49. A competição é depois retomada às 21h00, com a City Stage, de 1,23 km.

No sábado, 8 de março, a 2ª Etapa inicia-se às 07h00, com a primeira especial, Luílhas 1, com 9,78 km, a arrancar às 08h00, seguindo-se Cabeceiras de Basto 1, com 10,68 km, às 09h03. A segunda passagem por Luílhas decorre às 10h30 e a de Cabeceiras de Basto às 11h33. Após uma passagem pela assistência em Fafe, os concorrentes enfrentam o troço de Seixoso 1, com 9,97 km, às 14h06, e Lameirinha 1, com 11,18 km às 15h04. A segunda passagem por Seixoso será às 16h34 e Lameirinha 2, a última especial do rali e que será a Power Stage, arranca às 17h32.

A cerimónia de pódio e a entrega de prémios acontecem no Parque Mártires do Fascismo (Feira Velha) em Fafe às 19h00. No total, o rali contará com 396,57 km de ligações, perfazendo os 510,98 km totais, com 22,1% do percurso em troços cronometrados.

* Nota: As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada.

%d bloggers like this: