Notícias do Mundo Motorizado

Quinze Peugeot 208 Rally4 prontos para lutar pelas vitórias nos troços de asfalto do Rali Vinho Madeira

Pouco mais de um mês após a última prova da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL e da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, eis que os “Leões” dos ralis se aprestam para mais um confronto duplo, desta feita nos troços de asfalto da “Pérola do Atlântico”.

São, desta feita, 15 os PEUGEOT 208 Rally4 inscritos no Rali Vinho Madeira, prova que se corre de 1 a 3 de agosto próximo. Será o quarto de cinco ralis da contenda portuguesa e a terceira e penúltima jornada do confronto ibérico.

Haverá, por isso e de novo, um mix de equipas nos troços madeirenses, entre os habitués continentais e espanhóis, a que se juntam três equipas locais, que quererão aproveitar o conhecimento do terreno – 15 troços, num total de 189,70 km cronometrados – para baralharem as contas aos habituais protagonistas de ambos os troféus, da responsabilidade da PEUGEOT Portugal e PEUGEOT Espanha, com a logística assegurada pela estrutura da Sports & You.

Na PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL as contas para o título estão bem equilibradas, havendo oito pontos entre Hugo Lopes, o atual líder, e Pedro Pereira, ou 22 pontos a separá-lo de João Andrade (5º classificado), com Ricardo Sousa e Guilherme Meireles de permeio.

Também na PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, a vantagem pontual pende, neste momento, para Hugo Lopes, tendo atrás de si e igualmente a oito pontos, o espanhol Miguel Gutiérrez e, a 18 pontos, Unai de la Dehesa, que é o atual líder do equivalente troféu DESAFÍO PEUGEOT, que se corre em Espanha.

Acrescente-se que as equipas dos competitivos 208 Rally4 também irão lutar pelas melhores posições do escalão das 2 Rodas Motrizes (2RM), quer à geral do rali madeirense, quer no âmbito do CPR 2024.

Os penúltimos encontros dos troféus português e ibérico

Pela segunda vez este ano, um rali corrido em solo nacional será simultaneamente pontuável para a PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL e para a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA. Tal aconteceu no início de 2024, nos troços continentais do Rali Terras d’Aboboreira, e volta a repetir-se, agora em especiais de além-mar, no Rali Vinho Madeira, uma das provas do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e que estará na estrada de 1 a 3 de agosto próximo.

Este rali de dupla valência será, aliás, a penúltima contenda quer do troféu português, organizado pela PEUGEOT Portugal, quer do troféu ibérico,  começando, assim, a ser a altura de se deitarem contas à vida, definindo-se as melhores estratégias para os Grandes Prémios reservados aos que, no final da época, se sagrarem ‘Campeões’ nos respetivos confrontos: em Portugal, um rali do CPR 2025, com uma viatura Rally2; no campeonato ibérico, uma época no Europeu de Ralis 2025, com um Rally4, ou num campeonato (português ou espanhol), com um Rally2, estando sempre  na equação o uso de viaturas do universo Stellantis Motorsport.

Nesse capítulo e olhando-se para a lista de inscritos deste Rali Vinho Madeira encontram-se quase todos os nomes que, desde o início das contendas de 2024, se têm confrontado nos troços de ambos os lados da fronteira, juntando-se-lhes aqui três equipas madeirenses. São 15 equipas preparadas para a viagem insular e aptas a mostrar as suas valências aos comandos dos hipercompetitivos PEUGEOT 208 Rally4 nos característicos e específicos troços da ilha da Madeira.

Em termos de pilotos, as atenções recaem, muito naturalmente, em Hugo Lopes, o atual líder de ambos os troféus, piloto que este ano montou um duplo projeto na nova PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL e dando continuidade à PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, fruto da vitória em 2023 no Rally&You Portugal, iniciativa apoiada pela FPAK. Atrás dele há um mix de jovens leões e pilotos de maior experiência e origens diversas, entre portugueses, espanhóis e uma dupla da Turquia, já habitués de um ou do outro troféu.

Ao habitual lote de concorrentes da copa portuguesa juntam-se três pilotos madeirenses – os experientes  Vitor Sá, João Sousa e Pedro Mendes Gomes – os quais irão, decerto, dar muitas dores de cabeça aos homens que habitualmente buscam os melhores lugares e resultados no troféu nacional.


Quem destrona Lopes, atual líder de ambos os troféus da PEUGEOT?

Para além de quem vai vencer o Rali Vinho Madeira, no troféu português e no ibérico, é esta uma das perguntas que se impõe neste rali de duplo estatuto e que é o penúltimo de ambas as contendas na temporada de 2024.

Na PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL, Lopes conta com 8 pontos de vantagem sobre o jovem Pedro Pereira e 9 pontos sobre Ricardo Sousa (que por motivos pessoais não pode deslocar-se à Madeira), mais 19 sobre Guilherme Meireles e 22 pontos sobre João Andrade. São tudo distâncias que um lugar no pódio final poderá anular, ainda para mais porque este rali conta com um fator de multiplicação, de 1,2 pontos. Ou seja, os normais 25 pontos da vitória, os 20 do 2º lugar ou os 17 do 3º posto irão aqui valer 30, 24 e 20,4 pontos, respetivamente, cálculo que se prolonga ao longo das pontuações de todo o top-10. Há, ainda, que não esquecer os 3-2-1 pontos a distribuir aos três mais rápidos no troço que serve de Power Stage, e que são igualmente abrangidos pelo fator de multiplicação.

É também de 8 pontos a vantagem pontual que Lopes tem sobre Miguel Gutiérrez, o seu mais direto adversário na PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, espanhol que, por sua vez, tem a 10 pontos de distância o seu compatriota Unai de la Dehesa, atual líder do equivalente DESAFÍO PEUGEOT, troféu semelhante que se corre no âmbito do SuperCampeonato de España de Rallyes. Acrescente-se que no troféu ibérico não há fator de multiplicação, mantendo-se inalteradas as pontuações atribuídas, nas posições finais do rali e na Power Stage.

Acrescente-se que todas as 15 equipas estão inscritas na PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL, das quais 10 integram a contenda da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA (ver detalhe abaixo, na Lista de Inscritos).

Para além da vitória nos troféus, nacional e ibérico, os pilotos dos 208 Rally4 irão, também, bater-se pelos melhores lugares da categoria de 2 Rodas Motrizes, quer à geral no rali madeirense, quer em termos de CPR, num rali que tem, também, estatuto internacional, pontuando para o FIA European Rally Trophy (ERT).


LISTA DE INSCRITOS | RALI VINHO MADEIRA
– 3ª prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2024

– 4ª prova da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2024

Piloto (País)Júnior *Navegador (País)Nota
34Vitor Sá (POR)Rui Rodrigues (POR)Só PRCP
35Hugo Lopes (POR)JúniorValter Cardoso (POR)PRCI e PRCP
36Miguel G Gutierrez (ESP)Osel RománPRCI e PRCP
37Pedro Pereira (POR)JúniorJoão Aguiar (POR)Só PRCP
38Unai de la Dehesa (ESP)JúniorDaniel SosaPRCI e PRCP
39Guilherme Meireles (POR)JúniorPedro Alves (POR)PRCI e PRCP
40Pedro Silva (POR)Roberto Santos (POR)PRCI e PRCP
41Diogo Marujo (POR)JúniorJorge Carvalho (POR)PRCI e PRCP
42Luis Morais (POR)Alexandre Rodrigues (POR)Só PRCP
43Can Alakoç (TUR)JúniorIvo Pükis (LAT)PRCI e PRCP
44Iago Gabeiras (ESP)Ian Quintana (ESP)PRCI e PRCP
45Manuel Pereira (POR)Pedro Magalhães (POR)Só PRCP
46Rafael Rego (POR)JúniorAna Gonçalves (POR)PRCI e PRCP
47Pedro M Gomes (POR)Bruno Fernandes (POR)Só PRCP
48João Sousa (POR)Filipe Fernandes (POR)PRCI e PRCP


* Nota: Piloto Júnior – Nascido em ou após 1 de janeiro de 1997.

Todos em PEUGEOT 208 Rally4 (Grupo RC4).


Quinze troços e 189,7, quilómetros cronometrados**

Organizado pelo Clube Sports Madeira, o Rali Vinho Madeira corre-se entre quinta-feira e sábado (1 a 3 de agosto), numa estrutura de 2 Etapas e 15 Especiais (uma Super Especial a abrir a contenda e mais sete troços de passagem dupla), para 189,70 km cronometrados, num percurso total de 666,63 km. Estará sedeado na Escola Profissional Atlântico (Edifício Marina Fórum, na Avenida Arriaga, Funchal).

A secção pré-competitiva corre-se na quinta-feira (1 de agosto), integrando os Treinos Livres (08h30/09h00), Qualifying (09h30/10h00) e Shakedown (10h00/12h00), tendo como palco o troço de Cardais (3,35 km).

Mais tarde nesse dia, pelas 16h00 terá início a 1ª Etapa, começando por se cumprir, a Super Especial Cidade do Funchal (2,18 km às 19h30). A etapa completa-se na sexta-feira (dia 2), com início às 08h10, integrando uma dupla passagem pelos troços de Campo de Golfe (10,47 km; 09h23 e 14h21), Palheiro Ferreira (22,06 km; 10h09 e 15h07) e Santana (14,14 km; 11h22 e 16h20). Haverá três idas ao Parque de Assistência (Av Dr. Sá Carneiro; 08h10, 12h53 e 17h34) e um Reagrupamento (12h33). No final do dia, as viaturas dão entrada em Parque Fechado, no Largo do Município.

O rali completa-se no sábado (dia 3) com uma 2ª Etapa a começar às 08h30, integrando uma dupla passagem pelas classificativas de Câmara de Lobos (10,32 km; 09h28 e às 14h29), Ponta do Sol (10,95 km; 10h19 e 15h20), Calheta (14,45 km; 11h03 e 16h04) e Rosário (11,37 km; 12h27 e 17h28). A segunda ronda servirá de Power Stage. O dia terá dois Reagrupamentos (13h06 e 18h07) e três visitas ao Parque de Assistência (08h40, 13h26 e 18h17), a última das quais antes da Cerimónia Final do Pódio, montado na Avenida do Mar (18h30), seguindo-se a entrada em Parque Fechado (18h40).

** Nota: As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada.

%d bloggers like this: