Foi um extenso e muito duro dia este que marcou o arranque “a sério” nesta edição de 2024 da Baja Aragon, mas, para o Team Motivo JCB tratou-se afinal, de uma etapa muito proveitosa e que coloca a dupla Maria Luís Gameiro/José Marques num espetacular oitavo posto da categoria Ultimate na classificação do Mundial de Bajas, sendo que Maria Luís Gameiro lidera entre as senhoras no CERTT (Campeonato Espanhol) e é segunda no “Mundial”.
Com mais de 360 quilómetros ao cronómetro entre duas especiais, a etapa arrancou cedo (6h00), mas logo aí as equipas perceberam a exigência do dia, com as temperaturas a subirem muito e rapidamente e com o pó a ter um papel decisivo na evolução dos carros em pista. Depois de ontem não ter ido além da 51ª marca, no Prólogo, Maria Luís Gameiro colocou as armas todas no terreno e ao cabo da primeira etapa conseguiu recuperar nada mais nada menos que 28 posições, para o 23º lugar à geral, sendo que logo na especial matinal a piloto tinha assegurado a 38ª melhor marca.
Visivelmente satisfeita com a performance garantida nesta primeira Etapa da Baja Aragon, a piloto contava que “só nós, dentro dos carros, sabemos o quão dura foi esta etapa. A especial da manhã já o tinha sido, mas estava fresco. Agora, de tarde, foi desgastante, ainda para mais porque rodei uma grande parte do segundo sector no pó de um concorrente mais lento, que teimou em não nos deixar passar. Enfim, coisas de corridas, que nem sempre correm como esperamos. A verdade é que me sinto recompensada com o resultado, que está a ser muito positivo. Nas zonas em que consegui andar sem percalços fi-lo de forma descontraída e a bom ritmo, o que me permitiu recuperar muitos lugares na classificação. Contudo, é importante acabar a prova e amanhã ainda temos mais um setor, no qual tenho de estar ao melhor nível para atingir os objetivos a que me propus.”
Esta edição de 2024 da Baja Aragon termina amanhã depois te completado o terceiro Setor Seletivo, que dista cerca de 162 quilómetros, tendo arranque agendado para as 11h07 locais (uma hora a mais do que em Portugal Continental.