Com os olhos postos no Rali Dakar, exigente jornada de offroad, a Ford Performance e alguns dos melhores especialistas em competições de todo-o-terreno conceberam e projetaram o novo Ford Raptor T1+, o expoente máximo da gama Raptor em termos de conceção e aptidões.
A pick-up aplica a experiência adquirida no Dakar de 2024, adotando uma suspensão avançada, o desempenho de um motor V8 e um design especificamente concebido para ajudar a superar os terrenos mais implacáveis desta prova. Fazendo a sua estreia na presente edição do “Goodwood Festival of Speed”, o Raptor T1+ foi concebido em colaboração com a M-Sport Ltd, parceira de longa data da divisão Ford Performance.
“Enfrentar uma competição tão exigente como o Dakar é uma tarefa desafiante para todos nós na Ford Performance, mas nunca dizemos recusamos um desafio,” declarou Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Para abraçar este desafio, associámo-nos aos melhores do mundo, com a M-Sport e a Red Bull, e penso que isso demonstra a determinação com que encaramos este projeto. O Ford Raptor T1+ é um marco na nossa perspetiva global para o todo-o-terreno: queremos enfrentar os melhores e provar o nosso valor nos locais mais difíceis do mundo. As aprendizagens que estamos a retirar do Raptor T1+, juntamente com a competição com ‘pick-ups’ de ‘stock’ na Baja 1000 e na Finke Desert Race, vão ajudar a tornar os Raptor ainda melhores para os nossos clientes.”
Serão quatro as tripulações do novo Ford Raptor T1+, incluindo Carlos Sainz, navegado por Lucas Cruz, e Nani Roma com Alex Haro ao seu lado. As restantes formações serão anunciadas no decurso do presente ano.
“Este é o tipo de oportunidade que surge uma vez na vida. Poder apoiar a Ford Performance na sua participação no Dakar com este novo Ford Raptor T1+ vai revelar-se uma aventura incrível”, afirmou Matt Wilson, Diretor da M-Sport e Responsável pela Equipa do Dakar. “Já
cumprimos 10.000 quilómetros de testes em algumas das condições mais adversas que pudemos encontrar, por isso sentimo-nos preparados para enfrentar este enorme desafio com início na Baja Hungria, já no próximo mês.”
Principais caraterísticas do Ford Raptor T1+:
- Suspensão Avançada: o Ford Raptor T1+ possui uma suspensão dianteira e traseira independente de triângulos duplos desenvolvidos em parceria com a Fox, que forneceu amortecedores do tipo coilover de três vias ajustáveis, e amortecedores com bypass externo de quatro vias ajustáveis e com reservatórios separados, montados em cada roda, assegurando níveis superiores de comportamento e robustez em condições extremas.
- Está assente em jantes de alumínio de 8,5 por 17 polegadas, com pneus de 37 polegadas, e equipado com discos ventilados Alcon de 355 mm à frente e atrás e pinças monobloco de seis pistões. Os conjuntos do Ford Raptor T1+ possuem até 350 mm de curso.
- Performance V8: equipado com um motor de 5,0 litros, desenvolvido a partir do conhecido bloco Coyote, o Ford Raptor T1+ disponibiliza a potência e o binário necessários para enfrentar os pisos mais acidentados. Está também dotado de um exclusivo sistema de lubrificação por cárter seco e de um escape melhorado, concebido para os desafios do Dakar.
- Conceção especificamente off-road: o veículo, composto por uma estrutura do tipo spaceframe em aço T45 e painéis da carroçaria em fibra de carbono, combina a funcionalidade com a estética distintiva do Ford Raptor, tais como a distância ao solo de 400 mm, uma postura ampla para melhorar a estabilidade fora de estrada e uma grelha cinzelada com a designação FORD na frente, oferecendo um visual marcante e vantagens em termos de desempenho. O Ford Raptor T1+ tem um peso mínimo de 2.010 kg, uma largura de 2.300 mm e um ângulo de aproximação superior a 70°.
Calendário de competições:
- Baja Hungria 2024 (8 a 10 de agosto): logo a seguir à presença do Ford Raptor T1+ em Goodwood, uma das formações fará a sua estreia em competição na Hungria. Conhecida pelo seu percurso sinuoso, que exige aos concorrentes o recurso às suas mais apuradas técnicas de condução, a Baja Hungria oferece à equipa a possibilidade de aplicar os conhecimentos técnicos na otimização do veículo.
- Rali de Marrocos 2024 (4 a 11 de outubro): duas equipas irão competir neste importante campo de testes final, em antecipação ao Dakar 2025. Com uma duração de uma semana, o Rali de Marrocos apresenta diversos e exigentes tipos de pisos, muito semelhantes aos encontrados na Arábia Saudita.
- Expoente máximo das provas de resistência todo-o-terreno, o Dakar 2025 será o grande teste para o Ford Raptor T1+. A equipa pretende demonstrar as capacidades excecionais de pilotos e máquinas e alcançar uma vitória histórica. Serão quatro as formações presentes no Dakar 2025.
No dia 12 de julho, a partir das 12h00 CET, os visitantes do “Goodwood Festival of Speed 2024” poderão deslocar-se ao espaço da Ford Performance, no Ballroom Paddock, para verem de perto o Ford Raptor T1+.