A Porsche vai prolongar a sua participação no ABB Fia Formula E World Championship. Isto significa que o construtor de automóveis desportivos de Estugarda irá fazer parte da grelha de partida quando a próxima geração de veículos, conhecida como GEN4, chegar à competição 100% elétrica. Com tração integral parcial, os regulamentos lançam outro desafio técnico em termos de desenvolvimento de veículos de estrada já na próxima época (Temporada 11). O GEN4 será introduzido na Temporada 13 (2026/2027) e deverá permitir aos fabricantes ter uma margem de desenvolvimento ainda maior, a partir da qual poderão obter mais informações para a produção de veículos em série.
“Desde o início, considerámos o nosso compromisso com a Fórmula E como sendo a longo prazo”, afirma Michael Steiner, Member of the Executive Board for Research and Development da Porsche AG. “A evolução dos veículos de competição mostra o potencial de desenvolvimento que existe na mobilidade elétrica. No futuro, queremos obter ainda mais conhecimentos da Fórmula E que possamos transferir para os nossos automóveis desportivos de estrada. Uma vez que se trata de um dos campeonatos mais competitivos do desporto motorizado, obriga-nos a alcançar a
excelência tecnológica. Estamos ansiosos por continuar a moldar o campeonato e a contribuir para o avanço da mobilidade elétrica.
“Tal como a Fórmula E, queremos acrescentar tecnologias inovadoras e uma maior sustentabilidade ao desporto motorizado – e estar na vanguarda dos novos desenvolvimentos”, acrescenta Thomas Laudenbach, Vice President Porsche Motorsport. “O campeonato do mundo oferece um palco de primeira classe para tal: corridas ao mais alto nível, interesse público mundial e elevada relevância tecnológica. O conhecimento das corridas flui diretamente para os nossos automóveis desportivos: os engenheiros do desporto motorizado sentam-se lado a lado com os colegas dos projetos de estrada. No fundo, não desenvolvemos tecnologia pela tecnologia – ela deve beneficiar os nossos clientes”.
Evolução da performance dos veículos de Fórmula E ao longo de dez anos
A Porsche juntou-se ao campeonato de monolugares elétricos no início da época 2019/2020. Naquela altura, os veículos encontravam-se na segunda geração, o que significa que já não era necessário trocar de veículos a meio da corrida devido às restrições de autonomia. Neste momento, os monolugares estão na terceira geração – debitam até 350 kW de potência, permitem uma recuperação máxima de 600 kW e atingem uma velocidade máxima de 300 km/h. O próximo “GEN3 Evo” aumenta significativamente a performance antes do próximo grande passo tecnológico com o GEN4, que tem como objetivo uma potência de até 600 kW e uma capacidade regenerativa de até 700 kW.
Mais comentários sobre o compromisso da Porsche com a Fórmula E
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E: “Com o seu empenho incondicional e espírito inovador, estamos muito satisfeitos por anunciar que a Porsche continuará a ser uma pedra angular do nosso campeonato durante, pelo menos, mais quatro anos. A sua dedicação à tão aguardada era GEN4 não só ultrapassa os limites da tecnologia e da performance, como também estabelece um novo patamar de excelência no desporto motorizado mundial. Com a experiência e os grupos propulsores de alta performance da Porsche, um dos construtores de automóveis mais respeitados do mundo, esta renovação de parceria reforça um futuro empolgante para a Fórmula E, repleto de conquistas ainda mais inovadoras e momentos em corrida inesquecíveis”.
Alberto Longo, Chief Championship Officer and Co-Founder, Fórmula E: “O compromisso da Porsche com a Fórmula E para a nova era GEN4 é uma prova da sua dedicação em ultrapassar os limites da tecnologia e do desporto motorizado. É um exemplo da confiança deles no nosso campeonato que, em 2026, entrará num novo e empolgante capítulo. Em conjunto com a FIA, a Fórmula E está na vanguarda do desporto motorizado elétrico, em linha perfeita com a visão da Porsche para o futuro das corridas e do desenvolvimento automóvel. Enquanto eles continuam a usar a Fórmula E como uma plataforma para a inovação e desenvolvimento de veículos elétricos de estrada, o seu envolvimento como fabricante no ABB Fia Formula E World Championship garante que este mantenha a sua posição como uma das competições mais emocionantes e competitivas do desporto motorizado mundial”.
Pablo Martino, Head of Formula E Championship, FIA: “Temos o prazer de anunciar a Porsche como o terceiro construtor a comprometer-se com a era GEN4 da Fórmula E. Tal como a Nissan e a Jaguar, cuja participação já foi anunciada, a Porsche há muito que é sinónimo de tradição e inovação no desporto motorizado. Estamos ansiosos por continuar esta viagem em conjunto com os construtores já confirmados e com os que ainda serão anunciados até, pelo menos, 2030, à medida que continuamos a aumentar a dinâmica entusiasmante do campeonato e a construir o futuro das corridas elétricas”.