A Ford Performance apresenta um primeiro look dos Ford Raptor para o Dakar 2025 ao mesmo tempo anuncia dois dos quatro pilotos dos Ford Raptor para o Dakar: Carlos Sainz Sr. e Nani Roma.
Carlos Sainz partirá em busca do seu quinto sucesso no Dakar neste seu regresso à Ford, uma relação forjada no início da sua carreira competitiva de quase quatro décadas. Nani Roma, duas vezes vencedor do Dakar, prolonga a sua parceria com a Ford e a MSport, após ter terminado a edição de 2024 da prova, integrada numa campanha de aprendizagem.
Os testes ativos dos Ford Raptor para 2025 já arrancaram, sendo objetivo da Ford Performance concluir com sucesso uma das competições mais difíceis do mundo. O programa do Dakar 2025 reforça a presença e dedicação da Ford para com o desporto motorizado a nível global e o seu compromisso com as provas de off-road, na sequência da sua participação na edição de 2024 com os Ranger T1+.
Mark Rushbrook, Diretor Global, Ford Performance Motorsport
“A escala das nossas ambições nas provas de off-road não tem paralelo na história recente da Ford e nada é mais claro nessa ambição do que o nosso desafio de levar o Ford Raptor ao lendário rali Dakar. Assumir um desafio tão grande requer os melhores engenheiros, designers, membros da equipa, navegadores e pilotos, tendo no Nani Roma e no Carlos Sainz Sr dois dos pilotos mais experientes e bem-sucedidos na história do Dakar. O Ford Raptor já está a mostrar sinais promissores nos testes e ter dois dos melhores pilotos do mundo connosco para esta prova dá-nos confiança para o desenvolvimento contínuo da viatura.”
Matthew Wilson, Diretor da M-Sport e Diretor da Equipa para o Dakar
“É um prazer dar as boas-vindas ao Nani, num regresso à equipa depois de uma grande corrida este ano na Ranger T1+ no Dakar. A sua experiência e conhecimentos foram inestimáveis para nós e tenho a certeza de que iremos continuar a aprender com ele à medida que este entusiasmante programa for avançando. Quanto ao Carlos, é uma lenda do nosso desporto e um dos pilotos mais bem-sucedidos em todos os formatos de corridas de todo-oterreno. A sua decisão de regressar à Ford e à M-Sport, após tantos anos, traduz-se num enorme impulso para a equipa, sendo ótimo tê-lo de volta à família Ford, pronto para enfrentar o enorme desafio que o Dakar representa. Com os testes bem encaminhados, temos agora uma grande oportunidade de aprender com os melhores e fazer avançar ainda mais o desenvolvimento do Ford Raptor.”
Carlos Sainz, Piloto
“Estou muito entusiasmado com este novo projeto do Dakar, por voltar a trabalhar com a Ford pela quarta vez e por regressar à M-Sport, por regressar ao Malcolm [Wilson, fundador da MSport], alguém que conheço muito bem. É realmente fantástico estar de volta. A minha história com a Ford remonta a 1987 e penso que fui o primeiro piloto do Malcolm, o seu primeiro piloto de fábrica, nessa altura, e tenho muito orgulho nisso. Estou muito entusiasmado por conduzir o Raptor e por abordar este grande desafio com muitos objetivos pela frente. Um deles é ajudar a Ford a vencer o Dakar”.
Nani Roma, Piloto
“É um grande prazer estar envolvido neste enorme projeto e com uma marca icónica do desporto automóvel como a Ford! Juntamente com uma equipa como a M-Sport, com a sua história e legado no desporto, visando criar algo completamente novo, posso dizer que já foram uns meses muito emocionantes. O próximo Dakar não está longe, sendo agora tempo de trabalhar arduamente, mas o Alex e eu estamos muito felizes por estarmos rodeados de engenheiros, mecânicos e de toda uma equipa superdedicada e talentosa. Poder acordar todos os dias e fazer o que gostamos, com pessoas que têm a mesma paixão que nós, é uma fantástica sensação!”