Depois de ter somado os seus primeiros pontos nas 6 Horas de Imola, o Team Peugeot TotalEnergies vai tentar aumentar a velocidade na chamada “Montanha-Russa das Ardenas”, um traçado de 7,004 quilómetros onde os Hypercars atingem velocidades máximas na ordem dos 320 km/h.
As 6 Horas TotalEnergies de Spa-Francorchamps darão às equipas a oportunidade de se prepararem para as 24 Horas de Le Mans, em condições decididamente desafiantes e muitas vezes variáveis.
“Spa é uma pista difícil. É muito rápida, tem muitos pontos de aceleração, a superfície é dura e o tempo frequentemente imprevisível”, resume Olivier Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport. “Do ponto de vista operacional, é sempre um enorme desafio, sendo que no ano passado tivemos alguns momentos difíceis.”
Apesar de alguns contratempos na que foi a sua estreia no WEC em Imola – uma qualificação interrompida por uma bandeira vermelha e uma colisão logo no início da corrida, por exemplo – o PEUGEOT 9X8 2024 demonstrou fiabilidade e um verdadeiro potencial, levando-o a somar os seus primeiros pontos na tabela de Construtores da presente temporada de 2024. Trata-se, agora, de confirmar os progressos feitos pela equipa nas Ardenas belgas.
“A versão 2024 do PEUGEOT 9X8 deverá estar melhor adaptada ao circuito de Spa do que a versão 2023, com uma melhor aderência nas curvas de baixa velocidade, como a curva La Source”, explicou Jean-Marc Finot, Vice-Presidente da Stellantis Motorsport.
Com Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne ausentes do evento devido aos seus programas na Fórmula E, as duas equipas do Team Peugeot TotalEnergies serão aqui compostas por apenas dois pilotos: Mikkel Jensen e Nico Müller irão partilhar a condução do PEUGEOT 9X8 n.º 93, revezando-se Paul di Resta e Loïc Duval ao volante do carro n.º 94.
“O Stoffel Vandoorne e o Jean-Éric Vergne estarão em Berlim, no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E”, explicou Olivier Jansonnie. “É claro que teríamos preferido contar com os três pilotos em cada equipa para nos prepararmos para Le Mans, mas, por outro lado, os nossos quatro pilotos terão mais tempo de pista durante os treinos livres e ao longo da própria corrida. Malthe Jakobsen também estará em Spa como piloto de reserva.”
Depois dos treinos livres e da qualificação a terem lugar na quinta e sexta-feira (dias 9 e 10 de maio), as 6 Horas TotalEnergies de Spa-Francorchamps terão início no sábado (dia 11) às 12h00 (em Portugal Continental; 13h00 CET locais). São 19 os protótipos inscritos na classe Hypercar.
DECLARAÇÕES DOS PILOTOS…
Paul di Resta (N.º 94 – PEUGEOT 9X8 2024)
“Depois de uma corrida um pouco desarticulada em Imola, espero que as 6 Horas de Spa-Francorchamps corram melhor para o carro n.º 94. Será a nossa última corrida antes das 24 Horas de Le Mans, pelo que é um fim de semana muito importante. Spa é um circuito fantástico, com retas rápidas, curvas amplas e uma superfície ondulada. É certamente mais adequado para o plantel de Hypercars do que Imola. É, provavelmente, a pista que mais se aproxima do circuito de Le Mans em termos do conjunto do carro e do seu comportamento. Espero que as condições climatéricas sejam suficientemente estáveis para continuarmos a conhecer o PEUGEOT 9X8 2024 e que também tenhamos uma corrida sem problemas, de modo a aumentar a confiança de todos antes de Le Mans.”
Mikkel Jensen (N.º 93 – PEUGEOT 9X8 2024)
“Spa é um circuito soberbo. É, sem dúvida, uma das melhores pistas do mundo, com a famosa combinação Eau Rouge-Raidillon, etc. Também é tão agradável completar uma volta na qualificação como numa corrida de Endurance completa, ao contrário de Imola, que era ‘cool’ na qualificação, mas não se adequava muito bem ao número de carros de uma ronda do WEC. Não testámos a versão 2024 do carro em Spa, pelo que não sabemos como o PEUGEOT 9X8 2024 se irá comportar aqui, mas penso que, com as secções rápidas, será melhor do que em Imola. O nosso objetivo será continuar a conhecer o carro e evitar cometer erros.”