O bp Ultimate Adventure Team vai disputar a prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raid organizada pelo ACP e que arranca no próximo dia 2 de abril em Grândola. O bp Ultimate Rally-Raid Portugal será a terceira de cinco etapas do mundial e a única disputada em território europeu. Miguel Barbosa, Martim Ventura e Luís Portela Morais navegado por David Megre, vão estar à partida de um evento que junta os melhores pilotos do mundo da modalidade e apresentam justificadas ambições desportivas.
Contando já com 169 inscritos, onde se inclui a maioria dos pilotos que ocupam o top 20 do Campeonato do Mundo, o bp Ultimate Rally Raid será uma prova muito competitiva onde os concorrentes vão enfrentar vários percursos nomeadamente pistas em areia à semelhança dos Rally-Raids disputados nas outras provas do mundial, mas também pistas muito técnicas típicas das bajas portuguesas.
Para Miguel Barbosa a concretização desta competição em Portugal é motivo de grande orgulho: “ É fantástico termos uma prova do Rally Raid em Portugal o que demonstra a paixão enorme que existe em Portugal pelo desporto automóvel em especial pelo todo-o-terreno. Quero também dar os parabéns ao ACP por, mais uma vez, fazer algo inédito no que diz respeito ao desporto automóvel e permitir que possamos ter uma corrida desta envergadura, que conta para o Campeonato do Mundo, em Portugal. Estarão aqui presentes os melhores pilotos e equipas do mundo e a verdade é que todos fizeram questão de participar o que demonstra também que as pessoas gostam de competir em Portugal pela qualidade da organização, que é o ACP, e pela qualidade das pistas. De facto, o desporto automóvel está bem enraizado em Portugal”, salienta o oito vezes campeão nacional.
Em termos de perspetivas para a prova Miguel Barbosa adianta que “para nós é uma grande motivação poder correr em casa numa competição que tem o nome do nosso main sponsor e da nossa equipa. Estamos muito motivados, pois vai ser uma grande corrida com muitos dias de emoção. Vamos bem preparados e queremos andar nos lugares cimeiros, mas a concorrência é forte e por isso vamos dar o nosso melhor. Pedimos ainda o apoio do público que é fundamental”, acrescenta o piloto que se irá apresentar aos comandos de um Tauros da Categoria Challenger.
Martim Ventura vai fazer a sua grande estreia em corridas internacionais pelo que este bp Ultimate Rally Raid Portugal tem um peso diferente para o piloto que tem como objetivo lutar pelo melhor resultado possível: “este Rally Raid vai ser uma novidade para mim e vai ser a minha estreia em corridas internacionais. É um orgulho partilhar as pistas com os grandes pilotos do Dakar e do Campeonato Mundial de Rally Raid. É uma prova que permite uma adaptação mais fácil por ser realizada em Portugal e acredito que vai ser bem disputada. Quero apelar ao público português para ir para os percursos apoiar os pilotos nacionais porque vai ser de facto uma grande festa. Estou muito feliz por iniciar nesta corrida a minha experiência internacional e espero que seja o começo de uma longa carreira nos ralis internacionais” contou o jovem piloto do b Ultimate Adventure Team.
Luís Portela Morais, vai estar aos comandos de um OT3 e será navegado por David Megre, que desta vez troca os comandos da sua moto pela baquet do lado direito da máquina inscrita na supercompetitiva Categoria Challenger: “Queremos fazer uma boa corrida e sem problemas. Acima de tudo queremos acabar a prova que é o mais importante para nós. É uma corrida disputada em terrenos que eu conheço muito bem e onde aprendi a andar de mota e creio que por este motivo será muito bom. É uma prova do campeonato do mundo com o selo ACP e, portanto, vai ser uma organização espetacular e o objetivo vai ser fazer o dia-a-dia como se fosse um Dakar tendo como meta principal acabar a corrida e superar-me” refere o piloto.
A vila de Grândola recebe entre 2 e 7 de abril o bp Ultimate Rally Raid Portugal, um evento desportivo inédito organizado pelo Automóvel Club de Portugal. Ao todo, são 1.758 quilómetros de percurso, onde mais de 1.000 serão cronometrados, realizados ao longo de cinco etapas disputadas em diferentes tipos de terreno e paisagens. A prova vai passar pelos concelhos de Grândola, Santiago do Cacém, Abrantes, Alcácer do Sal, Almeirim, Chamusca, Coruche, Mação, Ponte de Sor, Salvaterra de Magos, Sines e pela cidade de Badajoz, que recebe o final de uma das etapas.