O Rally Serras de Fafe (10/12 março) passa a ser a prova de abertura do Campeonato da Europa de Ralis’2023 (ERC), confirmou, esta sexta-feira, a empresa promotora do campeonato, que deu a conhecer a nova geografia da competição, surgindo como principais novidades do calendário as entradas da Suécia e da Hungria.
O rali organizado pelo Demoporto (Clube de Desportos Motorizados do Porto) continuará, como na edição anterior, a utilizar classificativas em piso de terra e com o seu centro nevrálgico na cidade de Fafe.
“Neste momento, a estrutura do rali, que deve incluir todos os concelhos que foram nossos parceiros nas edições anteriores, ainda está a ser delineada, mas iremos implementar pequenas alterações, nada de significativo, com o duplo objetivo de tornar a prova mais competitiva e compacta”, refere Carlos Cruz, diretor-geral da organização.
Com oito provas, o Europeu’2023 incluirá pela primeira vez, desde que foi adotado o atual formato, um rali na Suécia [Rally da Escandinávia], na região de Varmland, mas sem… neve, pois será disputado em pleno Verão. E depois de um ano de interregno verifica-se o regresso do Rally da Hungria, em piso de asfalto, para o encerramento da temporada.
De resto, o calendário mantém os habituais ralis nas Ilhas Canárias, em Espanha, na Polónia, na Letónia, em Roma e ainda na República Checa (Barum).
Todas as provas receberão as categorias ERC, ERC3 e ERC4, enquanto a ERC Júnior apenas não integra os ralis de Serras de Fafe e das Ilhas Canárias.
Calendário do ERC’2023
10-12 março Rally Serras de Fafe
05-06 maio Rally das Ilhas Canárias
20-21 maio Rally da Polónia
17-18 junho Rally da Letónia
07-08 julho Rally da Escandinávia
29-30 julho Rally de Roma
19-20 agosto Rally Barum
07-08 outubro Rally da Hungria