A participação de vários pilotos estrangeiros e um formato cujas classificativas em Amarante, Baião e Marco de Canaveses têm um traçado inédito, serão os pontos fortes da edição 2022 do Rali Terras D’Aboboreira (15/16 abril), terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e também integrante nos calendários do FIA European Rally Trophy e do ERT Iberian Rally Trophy.
“Não há uma única classificativa igual à do rali de 2021”, acentua António Jorge, presidente do Clube Automóvel de Amarante, quando fala sobre a estrutura da prova que ele próprio delineou, com uma estratégia assente em selecionar o melhor que cada um dos três concelhos (Amarante, Baião e Marco de Canaveses) do território da Aboboreira tem para oferecer, em termos de potencialidades. E a riqueza e diversidade de tão vasto território, dadas as versões diferentes de classificativas em piso de terra amplamente conhecidas como Baião, Amarante, Marão ou Aboboreira, permitiram desenhar um rali renovado.
Com 103,53 quilómetros de troços cronometrados, divididos por um total de 9 provas especiais de classificação (101,46 km em terra), o rali deverá, também pelas caraterísticas dos troços cronometrados e à semelhança dos anos anteriores, ser bastante competitivo, com a emoção a manter-se até aos derradeiros quilómetros. Neste caso, os da “especial” da Aboboreira que foi eleita como Power Stage da prova e vai permitir aos pilotos mais rápidos dos CPR amealhar pontos extra no Campeonato.
A exemplo das últimas edições, o Rali Terras D’Aboboreira irá contar à partida com vários pilotos estrangeiros, designadamente WRC2 e WRC3, que têm como objetivo preparar a sua participação no Vodafone Rally de Portugal (19/22 maio). O Clube Automóvel de Amarante já foi contactado por diversas equipas internacionais que estarão prestes a formular a sua inscrição e cujos nomes serão dados a conhecer em tempo oportuno. Esta presença de pilotos de outros países constituirá um fator de interesse acrescido à terceira prova da temporada do CPR e vinca o cariz internacional do rali que tem como pano de fundo o Marão e a Serra D’Aboboreira.
A promoção do território é a pedra angular do Rali Terras D’Aboboreira, cuja realização só é possível graças ao apoio e à congregação de esforços dos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, região com interesses e património comuns:
Amarante – Natureza Criativa
“O facto de ser uma prova organizada em parceria com os dois municípios que partilham com Amarante a Serra D’Aboboreira, Baião e Marco de Canaveses, engrandece-a e demonstra a sua importância no contexto regional.
Amarante é terra de Cultura, de vultos como Amadeo de Souza-Cardoso, Agustina Bessa Luís e Teixeira de Pascoaes; de Gastronomia, com a melhor cozinha portuguesa e os doces conventuais; do Vinho Verde; e da Natureza, com rios e serras a perder de vista.
Um ano depois de ter sido apontado como destino a não perder em Portugal, entre 21 países, pelo jornal The Guardian, Amarante continua a dar provas de vitalidade e juventude, mostrando-se renovada ao mesmo tempo que homenageia a sua história”.
José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante
Baião – Vida Natural
“É um evento que projeta a nossa região e constitui também um excelente exemplo de parceria e do estabelecimento de sinergias entre os três municípios, Baião, Amarante e Marco de Canaveses. E vem reafirmar, ainda mais, o potencial turístico da região junto de milhares de visitantes e adeptos da modalidade.
O rali será um atrativo para os amantes da velocidade descobrirem a nossa gastronomia riquíssima, paisagens encantadoras e um património cultural de grande valor.
Baião é o concelho ‘mais verde’ do distrito do Porto, com 68 por cento do seu território coberto por áreas verdes e floresta e torna-se, assim, o primeiro município português a obter essa distinção como ‘Destino Turístico Sustentável’”
Filipe Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal de Baião
Marco de Canaveses – Rios de Emoção
“Nos anos mais recentes, Marco de Canaveses tem apostado em grandes eventos desportivos como estratégia de promoção e divulgação do território e este rali é uma das provas cabeça de cartaz.
O que queremos é que quem venha ao Marco, e neste caso também a Amarante e Baião, usufrua das nossas paisagens naturais – e o rali vai proporcionar isso mesmo –, mas que depois também aproveite para conhecer um pouco mais sobre a nossa gastronomia e vinhos, sobre a nossa oferta cultural que está cada vez mais atrativa, os nossos monumentos e museus, etc. Eu diria que a aposta numa prova destas tem um impacto económico que sentimos de imediato, mas depois tem também um impacto reputacional para o concelho que continuará a trazer ganhos no futuro.”
Paulo Couto, vereador da Câmara Municipal de Marco de Canaveses
PROGRAMA DO RALI TERRAS D’ABOBOREIRA
SEXTA-FEIRA (15 abril)
Free Practice em Vila Boa de Quires (3,47 km) 08h00/09h00
Qualifying – Vila Boa de Quires (3,47 km) 09h30/10h00
Shakedown (Prioritários) 10h30/11h00
Shakedown (Outros pilotos) 11h00/12h30
Partida (Baião) 16h00
PEC 1 – Baião Vida Natural 1 (8,92 km) 16h30
Reagrupamento em Baião (Entrada) 17h00
Reagrupamento em Baião (Saída) 18h00
PEC 2 – Baião Vida Natural 2 18h10
Reagrupamento no Marco de Canaveses (Entrada) 19h30
Saída do reagrupamento 21h05
PEC 3 – Marco Rios de Emoção (2,07 km) 21h30
Parque de Assistência (Entrada) 22h15
Parque Fechado (Entrada) 23h03
SÁBADO (16 abril)
Partida do Parque de Assistência (Metalocardoso) 08h55
PEC 4 – Amarante Natureza Criativa 1 (15,14 km) 10h00
PEC 5 – Marão 1 (10,67 km) 11h00
PEC 6 – Amarante Natureza Criativa 2 12h20
Parque de Assistência (Entrada) 13h15
Parque de Assistência (Saída) 14h30
PEC 7 – Aboboreira 1 (16,00 km) 15h20
PEC 8 – Marão 2 16h20
PEC 9 – Aboboreira 2 (POWER STAGE) 18h45
Parque de Assistência (Entrada) 19h45
Parque de Assistência (Saída) 19h55
Final em Amarante (Ponte de São Gonçalo) 20h10