O espanhol Mikel Azcona (CUPRA Leon Competición TCR) sagrou-se, na tarde deste sábado, vencedor do TCR Europe, no circuito catalão de Montmelo (Barcelona), ao conquistar a sua sexta vitória da temporada, numa corrida em que o seu rival Franco Girolami (Honda Civic Type R FK7 TCR) partiu de último e não pontuou.
A história da luta pelo título de campeão nesta sétima e última jornada dupla da época, apesar da confortável vantagem de 53 pontos com que Azcona partia face ao argentino Girolami, começou a ser a traçada na qualificação. Enquanto o piloto da CUPRA assinou o melhor tempo, o que lhe conferiu a “pole” para a primeira corrida, o seu adversário viu o seu melhor tempo (12º) anulado, por ter excedido os limites da pista e, pior ainda, logo a seguir ficou retido na boxe devido a um problema na correia da bomba de água do Honda Civic. Resultado: último lugar da grelha de partida para as duas corridas do fim de semana.
Face ao infortúnio de Girolami, Azcona arrancou para esta primeira corrida mais do que tranquilo e venceu com toda a naturalidade, diante de Teddy Clairet (Peugeot 308 TCR) e de Sami Taoufik (Hyundai Elantra N TCR), tornando-se, também, no primeiro piloto a conquistar por duas vezes o título de campeão do TCR Europe, depois da sua estreia em 2018.
Embora interessante, a corrida deste sábado acabou por ser algo “morna”, se comparada com as da jornada anterior, em Monza, havendo, contudo, de destacar o desempenho do jovem (17 anos) Isidro Callejas, já vencedor dos Rookie, que partiu do nono lugar e levou o Honda Civic Type R FK7 TCR da Brutal Fish Racing Team até à quinta posição final.
Ao largar de 24ª e último, Franco Girolami pouco melhor poderia fazer do que, mesmo beneficiando de quatro desistências, terminar em 17º, ficando a zero em termos de pontuação.
Ainda este sábado, Mikel Azcona, o novo campeão europeu, viajará para Most, na República Checa, a fim de disputar no domingo a segunda corrida do WTCR, para a qual vai largar da pole position, conquistada na sexta-feira. Deste modo, estará ausente na corrrida 2 em Barcelona que encerra a época 2021 do TCR Europe.
Corrida 1
1º, Mikel Azcona, Volcano Motorsport, CUPRA Leon Competición TCR, 14 voltas
2º, Teddy Clairet, Team Clairet Sport, Peugeot 308 TCR, + 1.369s
3º, Sami Taoufik, Sébastien Loeb Racing, Hyundai Elantra N TCR, + 4.517
4º, Nicolas Baert, Comtoyou Racing, Audi RS 3 LMS, + 7.279
5º, Isidro Callejas, Brutal Fish Racing Team, Honda Civic Type R FK7 TCR, + 7.864
6º, Niels Langeveld, Sébastien Loeb Racing, Hyundai Elantra N TCR, + 8.650
7º, Martin Ryba, Brutal Fish Racing Team, Honda Civic Type R FK7 TCR, + 10.530
8º, Jack Young, Brutal Fish Racing Team, Honda Civic Type R FK7 TCR, + 12.105
9º, Jimmy Clairet, Team Clairet Sport, Peugeot 308 TCR, + 12.419
10º, Mehdi Bennani, Sébastien Loeb Racing, Hyundai Elantra N TCR, + 15.352
Pilotos: 1º, Mikel Azcona, 432 pontos; 2º, Franco Girolami, 329; 3º, Niels
Langeveld, 268; 4º, Tom Coronel, 258; 5º, Nicolas Baert, 230.
A segunda e última corrida da temporada, este domingo, no circuito catalão de Montmelo, em Barcelona, terá início às 12h15 (hora de Portugal continental).