Ao disputar-se novamente no final de março, entre 25 e 27, a 55.ª edição do Azores Rallye é a primeira prova de uma dupla ronda atlântica a efetuar pelos pilotos e equipas concorrentes à edição de 2021 do Campeonato FIA da Europa de Ralis, o FIA ERC. A prova açoriana, pela sua peculiaridade e espetacularidade, mantém o estatuto de prova âncora desse disputado campeonato que, em 2020, conheceu uma versão mais reduzida, mas que volta em força no já no início de março de 2021 com oito provas, distribuídas igualitariamente entre provas em terra e em asfalto, mas que dá particular aos custos envolvidos para as equipas.
Jean-Baptiste Ley, o coordenador do FIA ERC, disse: “para que a história de sucesso do ERC continue, é essencial que todo esforço seja feito para reduzir custos quando for prático e vantajoso fazê-lo. O calendário foi estruturado tendo em mente a acessibilidade. Portanto, estamos expectantes sobre o conceito de configuração de eventos emparelhados, ajudando a reduzir o custo de competição”.
Com Portugal a receber as duas primeiras provas do calendário do próximo ano do FIA ERC, a seguir ao Azores Rallye, disputa-se o Rally Islas Canarias, sendo que, depois, o campeonato regressa a solo continental para a disputa das restantes jornadas.
Rui Moniz, presidente do Grupo Desportivo Comercial, organizador do Azores Rallye, afirma-se “muito satisfeito com a renovação do estatuto de prova âncora conferido pelo Eurosport Events ao maior evento desportivo açoriano, que, como dissemos, nunca esteve em causa para a próxima época do FIA ERC. A nossa prova é uma verdadeira montra dos Açores ao mundo”. Continua o também presidente da Comissão Organizadora do Azores Rallye afirmando-se “muito confiante no desempenho de toda a organização e equipa técnica nesta missão que nos é confiada. Este rali esteve pronto por duas vezes, portanto os trabalhos estão adiantados para a edição de 2021, a 55.ª do Azores Rallye, queira a situação pandémica permitir a realização do evento”, conclui Rui Moniz.
O Azores Rallye volta assim a centrar as atenções de milhares de espectadores e entusiastas do desporto motorizado de todo o mundo, com os Açores a evidenciarem-se de novo no panorama internacional da modalidade, e afirmando-se, uma vez mais, como o maior e mais importante veículo de projeção dos Açores no exterior e dinamizador da economia regional, ambos importantíssimos no contexto atual.
Este é o calendário aprovado para a edição de 2021 do Campeonato FIA da Europa de Ralis, o FIA ERC, sujeito a ratificação pelo Conselho Mundial da FIA
12 a 14 de março – Rally Serras de Fafe e Montelongo (Portugal, terra)
25 a 27 de março – Azores Rallye (Portugal – Açores, terra)
6 a 8 de maio – Rally Islas Canarias (Espanha – Canárias, asfalto)
18 a 20 de junho – 77th Rally Poland (Polónia, terra)
1 a 3 de julho –Rally Liepaja* (Letónia, terra)
23 a 25 de julho – Rally Di Roma Capitalle (Itália, asfalto)
27 a 29 de agosto – 50th Barum Czech Rally Zlin (República Checa, asfalto)
22 a 24 de outubro – Rally Hungary (Hungria, asfalto)
- sujeito a assinatura de acordo com o promotor do evento
Eventos suplentes:
Rally San Remo (Itália, asfalto), Cyprus Rally (Chipre, terra), SPA Rally (Bélgica, asfalto)